Sugestão dos mais desejados da Amazon

Como viajar com amigos e familia em grupo sem brigar

Como viajar em grupo sem perder a amizade e sem brigas

Viajar é muito bom, mas quando se fala de viajar em grupo, garantir que um grupo de amigos ou uma família grande, com vários núcleos, casais, crianças, etc, desfrute de uma jornada harmoniosa e sem conflitos pode ser um verdadeiro desafio, porque a ideia de uma viagem boa e divertida pode ser diferente para cada um. 

Alguns gostam de fazer compras, outros gostam de natureza, uns preferem acordar com o nascer do sol e só voltar pro hotel quando não aguentar mais de cansaço, outros gostam de fazer uma viagem mais relaxada, com tempo para curtir um bom café da manhã de hotel, descansar, etc.

Como viajar em grupo grande sem perder a amizade

Viajar com amigos ou família em um grupo grande pode ser uma experiência bem legal e cheia de boas memórias, mas também é necessário lidar com muitos desafios para manter a harmonia e evitar conflitos, principalmente quando o grupo é bem grande - 6 pessoas ou mais, e mais ainda se for um grupo de família ou amigos sem ter um guia ou “organizador” profissional, porque inevitavelmente vão surgir diferenças e vontades individuais, afinal, não somos todos iguais.

Para garantir que uma viagem em grupo seja feliz e agradável, sem brigas e sem perder a amizade, aqui estão algumas dicas valiosas coletadas em muitas viagens por aí, pelo Brasil e pelo Mundo, com família, amigos, marido e até sozinha:

  • Planejamento de roteiros antecipado: 

Antes de embarcar na viagem, reúna todos os membros do grupo de viagem para uma reunião de planejamento. Discutam os itinerários, roteiros, atividades e expectativas de cada um. É fundamental que todos tenham voz nas decisões e estejam cientes do que está sendo planejado.

  • Respeito às Diferenças: 

Lembre-se de que cada pessoa possui gostos, interesses e ritmos distintos. Esteja disposto a comprometer e encontrar um equilíbrio entre as preferências de todos, evitando atritos desnecessários.

  • Se sua viagem for especificamente para Orlando: 

Cada pessoa deve poder escolher os brinquedos que quer ir, as atrações ou atividades que deseja fazer nos parques (a menos que seja criança, claro, e mesmo assim, basta que pais ou responsáveis se dividam entre as atrações). Não é obrigatório que todo o grupo permaneça junto em todas as atrações. Marque pontos de encontro ou, idealmente, comunique-se por whatsapp.

Amazon Prime contratar

  • Expectativas Claras na viagem: 

Estabeleçam regras básicas para a viagem, como horários de partida, convivência e responsabilidades individuais. Definir expectativas desde o início ajuda a evitar mal-entendidos ao longo do caminho. Algumas coisas são inegociáveis, como por exemplo respeito aos horários para chegar no aeroporto e nos passeios. Combine até mesmo regras caso alguém não apareça no horário e você corra o risco de perder um passeio por causa disso. Aviões não esperam, trens não esperam, etc.

  • Carros Separados:

Se possível, tenha um carro por família ou por grupo de 4. Isso oferece liberdade para escolher destinos e horários diferentes, e evita alguns conflitos. Sempre tem uma família mais madrugadora, e sempre tem famílias ou grupos que gostam de sair mais tarde, ou nem todos querem ir para o mesmo lugar.

  • Comunicação Aberta: 

Incentive uma comunicação aberta e honesta entre todos os membros do grupo. Se alguém tiver preocupações ou ideias, é melhor abordá-las rapidamente para evitar que se transformem em problemas maiores.

  • Tempo Pessoal: 

Reconheça a importância de permitir que as pessoas desfrutem de momentos de tranquilidade sozinhas, caso desejem. Isso ajuda a reduzir o estresse e a irritação acumulada ao longo da jornada.



Como viajar em grupo grande sem perder a amizade


  • Delegação de Tarefas: 

Distribua responsabilidades de maneira justa entre os membros do grupo, de acordo com a experiência em viagem e a disponibilidade de cada um. Isso inclui tarefas como o planejamento de refeições, navegação, reservas e outras atividades relacionadas à viagem.

Se alugar uma casa por exemplo, combine um cardápio, compras, refeições externas e combine direitinho quem vai fazer o que para facilitar a organização das refeições e afazeres. E lembre-se, todos estão de férias, nada de sobrecarregar ninguém!

  • Flexibilidade: 

Embora ter um itinerário seja importante, esteja aberto a fazer ajustes conforme necessário. Imprevistos podem ocorrer, e a flexibilidade ajuda a lidar melhor com essas situações.

  • Respeito ao Espaço Pessoal & Espírito de Comunidade:

Lembre-se de que todos estão compartilhando a mesma viagem para se divertirem e aproveitarem juntos. Mantenha um espírito de comunidade, cooperação e compreensão.

Demonstre consideração pelo espaço pessoal dos outros, principalmente quando compartilhando quartos ou espaços durante a viagem, deixe as coisas limpas e sem bagunça. O respeito mútuo contribui para um ambiente agradável, e evita perder tempo pra sair.

  • Resolução Pacífica de Conflitos: 

Se surgir um conflito, encare-o de forma calma e respeitosa. Ouvir as preocupações dos outros e trabalhar juntos para encontrar soluções justas é essencial.

Mesmo com um planejamento sólido, é normal que pequenos conflitos surjam. O segredo é lidar com eles de maneira respeitosa e encontrar soluções antes que cresçam. Ao manter a paciência, a compreensão e o respeito mútuo, você estará garantindo uma viagem agradável e memorável para todo mundo.

  • Bom Humor: 

Um senso de humor é uma ferramenta valiosa para reduzir a tensão. Encontrar motivos para rir e manter um clima leve pode ser um ótimo recurso para amenizar qualquer estresse.

  • Combinado Não é Caro: 

O que for combinado previamente nunca é caro! ou seja, resolva as questões importantes antecipadamente para evitar problemas financeiros ou desentendimentos. Se está combinado, está combinado! 

Pode ser útil ter um líder experiente para ajudar a tomar decisões em grupo, principalmente em caso de perrengue e imprevistos. Se estiver em um país diferente, é importante ter alguém que fale a língua local, ou pelo menos um bom inglês, pra ajudar caso surjam problemas.

  • Atividades em Grupo e Individuais na viagem

Equilibre as atividades em grupo com momentos de independência. Permita que as pessoas tenham tempo para explorar individualmente e, ao mesmo tempo, promova experiências coletivas.

Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ser muito úteis para viajar em grupos grandes:

Escolha destinos que sejam interessantes para todos. Se todos estiverem interessados nas mesmas coisas, será mais provável que se divirtam juntos.

Reserve atividades e acomodações que sejam acessíveis a todos. Não force ninguém a fazer algo que ele não se sinta confortável em fazer.

Tenha um orçamento planejado e fique dentro dele. Viajar pode ser caro, por isso é importante ter um orçamento e segui-lo.

Esteja preparado para imprevistos. As coisas nem sempre saem conforme o planejado, por isso é importante estar preparado para imprevistos.

Tenha um plano de backup. Se algo der errado, é importante ter um plano de backup.

Relaxe e aproveite! Viajar deve ser divertido, então relaxe e aproveite a experiência.


4 comments

  1. Eu confesso que não gosto de viajar com grupos grandes, especialmente em família. Mesmo quando solteira e sem filhos, só viajava com amigos e amigas com quem tivesse bastante intimidade, pois acredito que desentendimentos podem acabar com qualquer alegria de viagem hahaha Mas suas dicas são ótimas, mesmo para membros de uma família só: calibrar expectativas e combinar as coisas previamente são regras de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Acho que as regras do tempo pessoal e dos combinados prévios essenciais para não dar briga.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21 agosto

    Ótimas dicas, mas quanto mais gente, mais problema né hahhahah porque cada um tem um gosto, não adianta. Um quer acordar cedo o outro tarde, um quer almoçar o outro não e por aí vai... menos é mais na minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Seu artigo me salvou aqui!!! Tava super em dúvida se viajava ou não com amigos porque eu sei que vai ter problema, mas vou colocar tudo que aprendi aqui em prática!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem