Como viajar com amigos e familia em grupo sem brigar

Como viajar em grupo sem perder a amizade e sem brigas

Viajar Ă© muito bom, mas quando se fala de viajar em grupo, garantir que um grupo de amigos ou uma famĂ­lia grande, com vĂĄrios nĂșcleos, casais, crianças, etc, desfrute de uma jornada harmoniosa e sem conflitos pode ser um verdadeiro desafio, porque a ideia de uma viagem boa e divertida pode ser diferente para cada um. 

Alguns gostam de fazer compras, outros gostam de natureza, uns preferem acordar com o nascer do sol e só voltar pro hotel quando não aguentar mais de cansaço, outros gostam de fazer uma viagem mais relaxada, com tempo para curtir um bom café da manhã de hotel, descansar, etc.

Como viajar em grupo grande sem perder a amizade

Viajar com amigos ou famĂ­lia em um grupo grande pode ser uma experiĂȘncia bem legal e cheia de boas memĂłrias, mas tambĂ©m Ă© necessĂĄrio lidar com muitos desafios para manter a harmonia e evitar conflitos, principalmente quando o grupo Ă© bem grande - 6 pessoas ou mais, e mais ainda se for um grupo de famĂ­lia ou amigos sem ter um guia ou “organizador” profissional, porque inevitavelmente vĂŁo surgir diferenças e vontades individuais, afinal, nĂŁo somos todos iguais.

Para garantir que uma viagem em grupo seja feliz e agradåvel, sem brigas e sem perder a amizade, aqui estão algumas dicas valiosas coletadas em muitas viagens por aí, pelo Brasil e pelo Mundo, com família, amigos, marido e até sozinha:

  • Planejamento de roteiros antecipado: 

Antes de embarcar na viagem, reĂșna todos os membros do grupo de viagem para uma reuniĂŁo de planejamento. Discutam os itinerĂĄrios, roteiros, atividades e expectativas de cada um. É fundamental que todos tenham voz nas decisĂ”es e estejam cientes do que estĂĄ sendo planejado.

  • Respeito Ă s Diferenças: 

Lembre-se de que cada pessoa possui gostos, interesses e ritmos distintos. Esteja disposto a comprometer e encontrar um equilĂ­brio entre as preferĂȘncias de todos, evitando atritos desnecessĂĄrios.

  • Se sua viagem for especificamente para Orlando: 

Cada pessoa deve poder escolher os brinquedos que quer ir, as atraçÔes ou atividades que deseja fazer nos parques (a menos que seja criança, claro, e mesmo assim, basta que pais ou responsåveis se dividam entre as atraçÔes). Não é obrigatório que todo o grupo permaneça junto em todas as atraçÔes. Marque pontos de encontro ou, idealmente, comunique-se por whatsapp.

Amazon Prime contratar

  • Expectativas Claras na viagem: 

Estabeleçam regras bĂĄsicas para a viagem, como horĂĄrios de partida, convivĂȘncia e responsabilidades individuais. Definir expectativas desde o inĂ­cio ajuda a evitar mal-entendidos ao longo do caminho. Algumas coisas sĂŁo inegociĂĄveis, como por exemplo respeito aos horĂĄrios para chegar no aeroporto e nos passeios. Combine atĂ© mesmo regras caso alguĂ©m nĂŁo apareça no horĂĄrio e vocĂȘ corra o risco de perder um passeio por causa disso. AviĂ”es nĂŁo esperam, trens nĂŁo esperam, etc.

  • Carros Separados:

Se possĂ­vel, tenha um carro por famĂ­lia ou por grupo de 4. Isso oferece liberdade para escolher destinos e horĂĄrios diferentes, e evita alguns conflitos. Sempre tem uma famĂ­lia mais madrugadora, e sempre tem famĂ­lias ou grupos que gostam de sair mais tarde, ou nem todos querem ir para o mesmo lugar.

  • Comunicação Aberta: 

Incentive uma comunicação aberta e honesta entre todos os membros do grupo. Se alguém tiver preocupaçÔes ou ideias, é melhor abordå-las rapidamente para evitar que se transformem em problemas maiores.

  • Tempo Pessoal: 

Reconheça a importùncia de permitir que as pessoas desfrutem de momentos de tranquilidade sozinhas, caso desejem. Isso ajuda a reduzir o estresse e a irritação acumulada ao longo da jornada.



Como viajar em grupo grande sem perder a amizade


  • Delegação de Tarefas: 

Distribua responsabilidades de maneira justa entre os membros do grupo, de acordo com a experiĂȘncia em viagem e a disponibilidade de cada um. Isso inclui tarefas como o planejamento de refeiçÔes, navegação, reservas e outras atividades relacionadas Ă  viagem.

Se alugar uma casa por exemplo, combine um cardåpio, compras, refeiçÔes externas e combine direitinho quem vai fazer o que para facilitar a organização das refeiçÔes e afazeres. E lembre-se, todos estão de férias, nada de sobrecarregar ninguém!

  • Flexibilidade: 

Embora ter um itinerårio seja importante, esteja aberto a fazer ajustes conforme necessårio. Imprevistos podem ocorrer, e a flexibilidade ajuda a lidar melhor com essas situaçÔes.

  • Respeito ao Espaço Pessoal & EspĂ­rito de Comunidade:

Lembre-se de que todos estão compartilhando a mesma viagem para se divertirem e aproveitarem juntos. Mantenha um espírito de comunidade, cooperação e compreensão.

Demonstre consideração pelo espaço pessoal dos outros, principalmente quando compartilhando quartos ou espaços durante a viagem, deixe as coisas limpas e sem bagunça. O respeito mĂștuo contribui para um ambiente agradĂĄvel, e evita perder tempo pra sair.

  • Resolução PacĂ­fica de Conflitos: 

Se surgir um conflito, encare-o de forma calma e respeitosa. Ouvir as preocupaçÔes dos outros e trabalhar juntos para encontrar soluçÔes justas é essencial.

Mesmo com um planejamento sĂłlido, Ă© normal que pequenos conflitos surjam. O segredo Ă© lidar com eles de maneira respeitosa e encontrar soluçÔes antes que cresçam. Ao manter a paciĂȘncia, a compreensĂŁo e o respeito mĂștuo, vocĂȘ estarĂĄ garantindo uma viagem agradĂĄvel e memorĂĄvel para todo mundo.

  • Bom Humor: 

Um senso de humor Ă© uma ferramenta valiosa para reduzir a tensĂŁo. Encontrar motivos para rir e manter um clima leve pode ser um Ăłtimo recurso para amenizar qualquer estresse.

  • Combinado NĂŁo Ă© Caro: 

O que for combinado previamente nunca Ă© caro! ou seja, resolva as questĂ”es importantes antecipadamente para evitar problemas financeiros ou desentendimentos. Se estĂĄ combinado, estĂĄ combinado! 

Pode ser Ăștil ter um lĂ­der experiente para ajudar a tomar decisĂ”es em grupo, principalmente em caso de perrengue e imprevistos. Se estiver em um paĂ­s diferente, Ă© importante ter alguĂ©m que fale a lĂ­ngua local, ou pelo menos um bom inglĂȘs, pra ajudar caso surjam problemas.

  • Atividades em Grupo e Individuais na viagem

Equilibre as atividades em grupo com momentos de independĂȘncia. Permita que as pessoas tenham tempo para explorar individualmente e, ao mesmo tempo, promova experiĂȘncias coletivas.

Aqui estĂŁo algumas dicas adicionais que podem ser muito Ășteis para viajar em grupos grandes:

Escolha destinos que sejam interessantes para todos. Se todos estiverem interessados nas mesmas coisas, serĂĄ mais provĂĄvel que se divirtam juntos.

Reserve atividades e acomodaçÔes que sejam acessíveis a todos. Não force ninguém a fazer algo que ele não se sinta confortåvel em fazer.

Tenha um orçamento planejado e fique dentro dele. Viajar pode ser caro, por isso é importante ter um orçamento e segui-lo.

Esteja preparado para imprevistos. As coisas nem sempre saem conforme o planejado, por isso Ă© importante estar preparado para imprevistos.

Tenha um plano de backup. Se algo der errado, Ă© importante ter um plano de backup.

Relaxe e aproveite! Viajar deve ser divertido, entĂŁo relaxe e aproveite a experiĂȘncia.


4 comentarios

  1. Eu confesso que nĂŁo gosto de viajar com grupos grandes, especialmente em famĂ­lia. Mesmo quando solteira e sem filhos, sĂł viajava com amigos e amigas com quem tivesse bastante intimidade, pois acredito que desentendimentos podem acabar com qualquer alegria de viagem hahaha Mas suas dicas sĂŁo Ăłtimas, mesmo para membros de uma famĂ­lia sĂł: calibrar expectativas e combinar as coisas previamente sĂŁo regras de ouro.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas! Acho que as regras do tempo pessoal e dos combinados prévios essenciais para não dar briga.

    ResponderExcluir
  3. AnĂŽnimo21 agosto

    Ótimas dicas, mas quanto mais gente, mais problema nĂ© hahhahah porque cada um tem um gosto, nĂŁo adianta. Um quer acordar cedo o outro tarde, um quer almoçar o outro nĂŁo e por aĂ­ vai... menos Ă© mais na minha opiniĂŁo.

    ResponderExcluir
  4. Seu artigo me salvou aqui!!! Tava super em dĂșvida se viajava ou nĂŁo com amigos porque eu sei que vai ter problema, mas vou colocar tudo que aprendi aqui em prĂĄtica!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem