Este blog pode conter links de afiliados, que são indicações de produtos remuneradas por comissão, mas o importante é que você não paga nada a mais por isso quando compra por nossas indicações.

As melhores dicas para mergulho de praia em Bonaire

As melhores dicas para mergulho de praia em Bonaire (mergulho com cilindro com saída de praia)

Se você aprendeu a mergulhar saindo de barco, o mergulho de praia pode ser um desafio pra você, então venha saber como ficar mais confortável com o mergulho de praia.

A primeira dica é que se o equipamento de mergulho ainda parece um pouco pesado pra você (sempre é, afinal só o cilindro são uns 15kg), à medida que você se acostuma com o equipamento ele vai parecer mais leve. Mas eu recomendo um bom preparo físico antes da viagem (faça exercícios regularmente, aeróbico e com pesos, isso é excelente para a saúde e vai deixar você mais seguro para fazer mergulho de praia)

E se você está indo para Bonaire no Caribe, que é realmente um paraíso para mergulhadores, com mais de 60 pontos de mergulho acessíveis a partir da praia, você precisa de um bom planejamento pra aproveitar Bonaire ao máximo. 

Aqui vão minhas dicas e experiências de quem já foi várias vezes a Bonaire, o objetivo é tornar sua experiência o mais segura e agradável possível:

Planeje com antecedência

Antes de ir para a água, faça sua pesquisa e aprenda sobre os pontos de mergulho que você escolheu.

Planeje seu mergulho, e execute da melhor forma possível seu planejamento. Conheça a profundidade, a corrente, a visibilidade e os animais que você pode encontrar. Você também pode encontrar mapas e informações úteis online ou nos dive shops locais. É bem interessante se seu grupo tiver alguém que já conhece o ponto, pelo menos nos primeiros mergulhos.

Neste livro super popular para quem quer montar a programação dos pontos de mergulho de praia em Bonaire, você encontra muitas informações.

Bonaire Reef Smart Guide Book Livro para quem vai mergulhar em Bonaire


Tem na versão impressa e na versão kindle. Compre diretamente na Amazon. Clique aqui.

Depois de alguns mergulhos você já aprende a se localizar, a saber o que fazer em caso de correnteza, e até mesmo a resolver dúvidas como "dar uma subidinha até a superfície" para poder ajustar a sua natação na volta, pra nadar direitinho até o ponto de saída (e não ter q andar muito até o carro na volta, ou sair em um ponto onde a saída pode ser pior). Lembre-se, Bonaire tem muita pedra nas entradas de praia, não é areia pura.

Use o equipamento certo

É importante usar o equipamento de mergulho adequado para um mergulho de praia. 

Isso inclui um traje de mergulho que proteja do sol (pelo menos roupas de manga comprida UV, até pra evitar muito protetor solar), para Bonaire é suficiente um macaquinho de neoprene de 3 mm, em geral, o ano todo. Se você quer proteger as pernas, porque na saída você pode esbarrar em um coral ou uma pedra e arranhar as pernas, pode usar uma roupa completa de 3 mm ou um macaquinho + legging ou meia longa - fica feiosinho, mas eu já vi usarem.

Botas de mergulho com sola dura, nadadeiras de tira (aquelas de mola, que é só encaixar o pé) e um bom colete, pelo menos. 

As botas de mergulho com sola dura (recomenda-se as de 5 mm) são especialmente importantes para proteger seus pés de corais e pedras na entrada de praia.




Siga as regras de segurança

Sempre siga as regras de segurança que você aprendeu no seu curso de mergulho. Isso inclui ir até a profundidade que você tenha formação para (nada de se empolgar porque a água é clara e ir além do seu limite), mergulhar com um dupla, um parceiro, subir lentamente à superfície, observando seu entorno. Fazer parada de segurança caso ela seja necessária.

Aqui estão as etapas básicas para mergulhar com segurança de uma praia em Bonaire:

Faça uma leitura da bússola a partir da costa, ou localize pontos importantes - fixos - para seu retorno. Isso ajudará você a encontrar o caminho de volta.

Nade em linha reta até a borda do recife.

Enquanto for descendo procure 3 ou 4 objetos para encontrar quando voltar, na profundidade em que você planeja estar na volta. Anote mentalmente esta profundidade e lembre-se da aparência desses corais, tubos azuis, etc.

Procure por corais oscilantes para determinar a corrente.

Nade no recife contra a corrente na primeira metade do mergulho.

Faça uma curva em cerca de 20 minutos de tempo de mergulho (ou 1/3 do seu ar) e depois volte lentamente ao longo do recife.

Vá subindo mais raso em relação ao coral identificado.

Continue procurando seus marcadores.

Siga em direção à costa (seguindo a leitura reversa da bússola ou observando seus pontos de referência).

Siga em direção à costa e quando chegar a cerca de 1,5 metro de profundidade e aparecer, você deverá estar a poucos metros do seu carro. Se estiver com um pouco de dúvida, não tem problema dar uma subida até a superfície para direcionar a natação.

Outras dicas interessantes

Use boas botas. Algumas das botas macias que você usa com nadadeiras de salto aberto são difíceis (e dolorosas) de caminhar sobre o coral duro em alguns pontos. É melhor usar botas de mergulho com sola dura.

Assista a vídeos no YouTube sobre os locais de mergulho em terra. Isso pode ajudá-lo a se familiarizar com o local e o que esperar.

Recomendo entrar no mar, ou pelo menos olhar para a entrada ainda sem equipamento pesado para verificar o caminho que você vai usar para entrar e sair no mar. Algumas entradas bem marcadas, mas você deve saber se vai lidar com grandes buracos ou pedras.

Observe a frequência das ondas maiores e entre e saia logo após elas passarem. Geralmente são 3-5 ondas de bom tamanho e uma calmaria a cada poucos minutos.

Tenha muito cuidado ao chegar à água em um mergulho na costa. Pode ser difícil sair. Você está usando seu equipamento, as pedras e a areia são implacáveis ​​ e a água entra e sai. É muito fácil perder o equilíbrio.

Nunca subestime a força das ondas! Se um local parecer muito desafiador para algum membro do seu grupo, prossiga para algo mais fácil. São muitos pontos de mergulho em Bonaire, não tem porque entrar em algum lugar muito desafiador. Pode ser até que em um dia o ponto esteja ruim, e no dia seguinte esteja bom. Procure segurança, até porque você não vai querer se quebrar em Bonaire (e já vi gente quebrar punho por exemplo, ou rasgar a perna, por cair na saída e se machucar nas pedras).

Ao seguir essas dicas, você pode ter uma experiência segura e agradável de mergulho de praia em Bonaire.

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem