As melhores dicas para mergulho de praia em Bonaire

As melhores dicas para mergulho de praia em Bonaire (mergulho com cilindro com saĂ­da de praia)

Se vocĂȘ aprendeu a mergulhar saindo de barco, o mergulho de praia pode ser um desafio pra vocĂȘ, entĂŁo venha saber como ficar mais confortĂĄvel com o mergulho de praia.

A primeira dica Ă© que se o equipamento de mergulho ainda parece um pouco pesado pra vocĂȘ (sempre Ă©, afinal sĂł o cilindro sĂŁo uns 15kg), Ă  medida que vocĂȘ se acostuma com o equipamento ele vai parecer mais leve. Mas eu recomendo um bom preparo fĂ­sico antes da viagem (faça exercĂ­cios regularmente, aerĂłbico e com pesos, isso Ă© excelente para a saĂșde e vai deixar vocĂȘ mais seguro para fazer mergulho de praia)

E se vocĂȘ estĂĄ indo para Bonaire no Caribe, que Ă© realmente um paraĂ­so para mergulhadores, com mais de 60 pontos de mergulho acessĂ­veis a partir da praia, vocĂȘ precisa de um bom planejamento pra aproveitar Bonaire ao mĂĄximo. 

Aqui vĂŁo minhas dicas e experiĂȘncias de quem jĂĄ foi vĂĄrias vezes a Bonaire, o objetivo Ă© tornar sua experiĂȘncia o mais segura e agradĂĄvel possĂ­vel:

Planeje com antecedĂȘncia

Antes de ir para a ĂĄgua, faça sua pesquisa e aprenda sobre os pontos de mergulho que vocĂȘ escolheu.

Planeje seu mergulho, e execute da melhor forma possĂ­vel seu planejamento. Conheça a profundidade, a corrente, a visibilidade e os animais que vocĂȘ pode encontrar. VocĂȘ tambĂ©m pode encontrar mapas e informaçÔes Ășteis online ou nos dive shops locais. É bem interessante se seu grupo tiver alguĂ©m que jĂĄ conhece o ponto, pelo menos nos primeiros mergulhos.

Neste livro super popular para quem quer montar a programação dos pontos de mergulho de praia em Bonaire, vocĂȘ encontra muitas informaçÔes.

Bonaire Reef Smart Guide Book Livro para quem vai mergulhar em Bonaire


Tem na versĂŁo impressa e na versĂŁo kindle. Compre diretamente na Amazon. Clique aqui.

Depois de alguns mergulhos vocĂȘ jĂĄ aprende a se localizar, a saber o que fazer em caso de correnteza, e atĂ© mesmo a resolver dĂșvidas como "dar uma subidinha atĂ© a superfĂ­cie" para poder ajustar a sua natação na volta, pra nadar direitinho atĂ© o ponto de saĂ­da (e nĂŁo ter q andar muito atĂ© o carro na volta, ou sair em um ponto onde a saĂ­da pode ser pior). Lembre-se, Bonaire tem muita pedra nas entradas de praia, nĂŁo Ă© areia pura.

Use o equipamento certo

É importante usar o equipamento de mergulho adequado para um mergulho de praia. 

Isso inclui um traje de mergulho que proteja do sol (pelo menos roupas de manga comprida UV, atĂ© pra evitar muito protetor solar), para Bonaire Ă© suficiente um macaquinho de neoprene de 3 mm, em geral, o ano todo. Se vocĂȘ quer proteger as pernas, porque na saĂ­da vocĂȘ pode esbarrar em um coral ou uma pedra e arranhar as pernas, pode usar uma roupa completa de 3 mm ou um macaquinho + legging ou meia longa - fica feiosinho, mas eu jĂĄ vi usarem.

Botas de mergulho com sola dura, nadadeiras de tira (aquelas de mola, que Ă© sĂł encaixar o pĂ©) e um bom colete, pelo menos. 

As botas de mergulho com sola dura (recomenda-se as de 5 mm) são especialmente importantes para proteger seus pés de corais e pedras na entrada de praia.




Siga as regras de segurança

Sempre siga as regras de segurança que vocĂȘ aprendeu no seu curso de mergulho. Isso inclui ir atĂ© a profundidade que vocĂȘ tenha formação para (nada de se empolgar porque a ĂĄgua Ă© clara e ir alĂ©m do seu limite), mergulhar com um dupla, um parceiro, subir lentamente Ă  superfĂ­cie, observando seu entorno. Fazer parada de segurança caso ela seja necessĂĄria.

Aqui estão as etapas båsicas para mergulhar com segurança de uma praia em Bonaire:

Faça uma leitura da bĂșssola a partir da costa, ou localize pontos importantes - fixos - para seu retorno. Isso ajudarĂĄ vocĂȘ a encontrar o caminho de volta.

Nade em linha reta até a borda do recife.

Enquanto for descendo procure 3 ou 4 objetos para encontrar quando voltar, na profundidade em que vocĂȘ planeja estar na volta. Anote mentalmente esta profundidade e lembre-se da aparĂȘncia desses corais, tubos azuis, etc.

Procure por corais oscilantes para determinar a corrente.

Nade no recife contra a corrente na primeira metade do mergulho.

Faça uma curva em cerca de 20 minutos de tempo de mergulho (ou 1/3 do seu ar) e depois volte lentamente ao longo do recife.

Vå subindo mais raso em relação ao coral identificado.

Continue procurando seus marcadores.

Siga em direção Ă  costa (seguindo a leitura reversa da bĂșssola ou observando seus pontos de referĂȘncia).

Siga em direção Ă  costa e quando chegar a cerca de 1,5 metro de profundidade e aparecer, vocĂȘ deverĂĄ estar a poucos metros do seu carro. Se estiver com um pouco de dĂșvida, nĂŁo tem problema dar uma subida atĂ© a superfĂ­cie para direcionar a natação.

Outras dicas interessantes

Use boas botas. Algumas das botas macias que vocĂȘ usa com nadadeiras de salto aberto sĂŁo difĂ­ceis (e dolorosas) de caminhar sobre o coral duro em alguns pontos. É melhor usar botas de mergulho com sola dura.

Assista a vĂ­deos no YouTube sobre os locais de mergulho em terra. Isso pode ajudĂĄ-lo a se familiarizar com o local e o que esperar.

Recomendo entrar no mar, ou pelo menos olhar para a entrada ainda sem equipamento pesado para verificar o caminho que vocĂȘ vai usar para entrar e sair no mar. Algumas entradas bem marcadas, mas vocĂȘ deve saber se vai lidar com grandes buracos ou pedras.

Observe a frequĂȘncia das ondas maiores e entre e saia logo apĂłs elas passarem. Geralmente sĂŁo 3-5 ondas de bom tamanho e uma calmaria a cada poucos minutos.

Tenha muito cuidado ao chegar Ă  ĂĄgua em um mergulho na costa. Pode ser difĂ­cil sair. VocĂȘ estĂĄ usando seu equipamento, as pedras e a areia sĂŁo implacĂĄveis ​​ e a ĂĄgua entra e sai. É muito fĂĄcil perder o equilĂ­brio.

Nunca subestime a força das ondas! Se um local parecer muito desafiador para algum membro do seu grupo, prossiga para algo mais fĂĄcil. SĂŁo muitos pontos de mergulho em Bonaire, nĂŁo tem porque entrar em algum lugar muito desafiador. Pode ser atĂ© que em um dia o ponto esteja ruim, e no dia seguinte esteja bom. Procure segurança, atĂ© porque vocĂȘ nĂŁo vai querer se quebrar em Bonaire (e jĂĄ vi gente quebrar punho por exemplo, ou rasgar a perna, por cair na saĂ­da e se machucar nas pedras).

Ao seguir essas dicas, vocĂȘ pode ter uma experiĂȘncia segura e agradĂĄvel de mergulho de praia em Bonaire.

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem