Bonaire a ilha do Caribe que é o paraíso do mergulho

O que você precisa saber para ir a Bonaire no Caribe mergulhar

Bonaire (Antilhas Holandesas) é um paraíso para mergulhadores, é considerada a "capital mundial" do mergulho de praia, que te dá liberdade de simplesmente pegar seu material de mergulho, cilindro de ar e andar (dirigir, na realidade) até uma praia escolhida dentre as muitas opções e simplesmente descer para o fundo do mar até a profundidade de seu conforto e segurança. Com mais de 80 pontos de mergulho mapeados (e identificados com pedrinhas amarelas com o nome do ponto na beira da rodovia), alguns mais fáceis, outros mais difíceis de entrar, a ilha Bonaire oferece uma variedade de opções para mergulhadores de todos os níveis de experiência. 

Desde recifes de coral coloridos até navios naufragados (poucos) e mergulho técnico profundo, Bonaire tem algo para todos os níveis de experiência no mergulho.

Bonaire a ilha do Caribe que é o paraiso dos mergulhadores

Se você está planejando uma viagem de mergulho para Bonaire, aqui estão algumas coisas que você precisa saber:

Onde fica Bonaire?

Bonaire é uma ilha localizada no sudeste do Caribe, na costa da Venezuela. Faz parte das ilhas de sotavento do Caribe Holandês (também conhecidas como Ilhas ABC), juntamente com Curaçao, Aruba e Sint Maarten.

Bonaire é um município especial dos Países Baixos (que muitos conhecem por Holanda), ou seja responde à legislação holandesa, e tem uma população de cerca de 20.000 habitantes. A capital da ilha é Kralendijk.

A ilha é conhecida por suas belas praias, águas cristalinas, corais bem preservados e vida marinha abundante. É um destino popular para mergulho (e snorkeling para acompanhantes que não mergulham), principalmente, mas também para esportes como Kite Surf e Wind surf, porque venta muita em uma parte da ilha. Bonaire também abriga uma variedade muito divertida de plantas e animais, incluindo flamingos, pelos quais sou apaixonada.

Neste livro super popular para quem quer montar a programação dos pontos de mergulho de praia em Bonaire, você encontra muitas informações.

Bonaire Reef Smart Guide Book Livro para quem vai mergulhar em Bonaire

Tem na versão impressa e na versão kindle. Compre diretamente na Amazon. Clique aqui.

Para chegar a Bonaire saindo do Brasil, o ideal é pegar um vôo que faça escala em Miami, via American Airlines (e nesse caso será avião grande, com as restrições normais de peso de mala de viagem internacional). Existem companhias menores que fazem vôos regulares de Curaçao, Aruba e Sint Maarten, como a Divi Divi, por exemplo, mas o avião é de hélice (eu já fiz esse vôo, dá um certo medinho no início), você voa vendo e podendo falar com o piloto na cabine aberta, hahahaha.

Ah, e nesse caso a franquia de peso de bagagem é menor, o que é um problema para mergulhadores que transportam todo seu equipamento de mergulho em viagens.

Você pode gostar destes livros também. 

Clique nas imagens para maiores informações na Amazon

Bonaire Travel Guide book livro Amazon 


Documentos necessários para ir a Bonaire e necessidade de Visto

Para entrar em Bonaire a turismo, os brasileiros precisam apresentar um passaporte válido. No momento (dezembro 2023) não há necessidade de visto para turistas que querem passar menos de 90 dias nesta ilha do Caribe.

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Bonaire, o número de visitantes brasileiros na ilha vem crescendo nos últimos anos. Em 2022, o Brasil foi o 10º maior mercado emissor de turistas para Bonaire, com cerca de 10.000 visitantes.

Precisa de Visto para Bonaire?

Os brasileiros que pretendem permanecer em Bonaire por mais de 90 dias precisam obter um visto. O visto pode ser obtido na embaixada ou consulado da Holanda no Brasil.

Pode ser que você precise de um visto americano se o seu avião que sair do Brasil para Bonaire fizer escala nos EUA (é muito comum fazer escala ou conexão em Miami).

Tempo em bonaire e Melhor época para ir a Bonaire

O clima em Bonaire é tropical, com temperaturas médias de 27 graus Celsius durante todo o ano. A melhor época para mergulhar em Bonaire é durante a estação seca, que vai de dezembro a abril, mas na prática, o ano inteiro é excelente para mergulhar.

Vã na época que você puder, porque em Bonaire é verão o ano inteiro.

Moeda da Ilha

A moeda oficial de Bonaire é o florin antilhano. No entanto, o dólar americano é amplamente aceito na ilha, então não precisa de florin;

Idioma da Ilha

O idioma oficial de Bonaire é o holandês, se fala também o Papiamento. No entanto, o inglês é amplamente falado na ilha.

Transporte em Bonaire

O melhor jeito de se deslocar em Bonaire é de carro, principalmente porque para mergulhar nas praias você vai precisar carregar todo o seu euqipamento de mergulho e cilindros de ar. A ilha tem uma boa infraestrutura de estradas, e é fácil chegar aos locais de mergulho de carro.

Taxa ambiental e taxa de Visitante

Todos os visitantes de Bonaire que desejam mergulhar ou praticar snorkeling precisam pagar uma taxa ambiental de US$ 45. A taxa é válida por um ano.

Equipamentos de mergulho fundamentais

Se você não possui equipamentos de mergulho, pode alugar na ilha. No entanto, é importante reservar os equipamentos com antecedência, principalmente durante a alta temporada.

Bonaire a ilha do Caribe que é o paraiso dos mergulhadores


Mergulho autônomo ou Mergulho com guia? Tem mergulho de barco em Bonaire?

Se você é um mergulhador autônomo certificado, pode mergulhar em Bonaire sem a necessidade de um guia. No entanto, é importante ter experiência em mergulho autônomo em águas abertas para poder se localizar, é importante saber as premissas de navegação para poder ir e voltar para o mesmo ponto.

Se você é um mergulhador iniciante ou não tem experiência em mergulho autônomo em águas abertas, é recomendável mergulhar com um guia ou com pessoas mais experientes, que já conheçam a ilha e como funciona o mergulho de praia. Os guias locais são experientes e podem ajudá-lo a ter uma experiência segura e agradável.

O que você precisa levar em uma viagem intensiva de mergulho

Em Bonaire, é fácil fazer até mais de 4 mergulhos por dia, por isso, além dos documentos necessários, roupas e acessórios pessoais, há alguns itens específicos que você precisa levar em uma viagem intensiva de mergulho:

Equipamentos de mergulho: Se você não possui equipamentos de mergulho, pode alugá-los na ilha. No entanto, é importante reservar os equipamentos com antecedência, principalmente durante a alta temporada.

Principais itens de mergulho: Máscara, snorkel, nadadeiras, colete, regulador, cilindro de ar, lanterna subaquática, computador de mergulho.

Equipamento de proteção solar: O sol em Bonaire é forte, portanto é importante usar protetor solar, óculos de sol e chapéu.

Água e alimentos: Leve lanches e bebidas suficientes no carro para o dia de mergulho.

Dinheiro: Leve dinheiro suficiente para pagar a taxa ambiental, o aluguel de equipamentos e outras despesas.

Medicamentos: Se você toma algum medicamento, leve-o consigo. Leve também uma farmacinha básica como antialergico, bandaid, e tudo o que você possa precisar para pequenos arranhoes e machucados, mas lá tem farmácia, então naõ é difícil comprar se precisar.


0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem