Sabores da França: Queijo tipo Morbier

Sabores da França: Queijo tipo Morbier

>>> Acessórios e utilidades para cortar e servir queijo em casa

Sabores da França: Queijo tipo Morbier
Sabores da França: Queijo tipo Morbier
Eu amo queijos desde criança, e fico muito feliz que o Brasil esteja descobrindo este mercado, e produzindo excelentes queijos, pena que o preço dos queijos no Brasil, mesmo os produzidos no Brasil, ainda seja alto.

Nestes dias, achei um queijo diferente que eu não conhecia, o queijo tipo Morbier. Comprei pra experimentar e gostei bastante.



Sobre o queijo morbier

Quando eu comprei o queijo, achei que ele era um queijo com fungo, como o queijo gorgonzola, mas esses veios pretos que parecem linha de fungo são na realidade carvão vegetal, que originalmente se usava pra separar as camadas do queijo.

Originalmente o queijo Morbier (de origem da Franche Comté, região francesa), era feito com duas camadas de leite, uma ordenhada de manhã e outra ordenhada à tarde, e o carvão era adicionado pra se separar estas camadas.

Hoje em dia não se usa mais duas ordenhas diferentes, mas mantém-se a camada de cinza para manter o visual e a tradição.

>>> Veja também: Sabores da Europa

Sabor fácil do queijo morbier

O queijo Morbier é um queijo macio, de sabor suave (o carvão não dá sabor quase nenhum, no máximo pode deixar um bem leve amargor ao final da degustação), lembra um queijo prato mas bem mais macio e de sabor mais suave. Pra você que gosta de experimentar queijos diferentes, recomendo. Agrada fácil, e fica bonito em uma mesa de queijos e vinhos, se você vai receber visitas.

Para servir bem os queijos




  

Dicas de livros sobre queijos


0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem