Tradição francesa de sorte e felicidade

Tradição francesa de sorte e felicidade


Se você estiver no primeiro de maio na França e de repente alguém te oferecer flores, um lírio do vale
nesse caso 😍, você sabe o que significa esse gesto?

Oferecer lírios do vale no 1o de maio na França é uma tradição francesa, se chama "fête du muguet", e significa desejos de sorte e felicidade.

O Muguet, ou lírio do vale em português, é uma plantinha linda com flores brancas e perfumadas que dão em cachos, e prenuncia o início do verão, além de celebrar o frescor da primavera.

As origens da tradição francesa do muguet


A tradição de presentear com o muguet nasceu com os celtas, que celebravam a primavera com esta flor, que também servia para afastar "maus espíritos".

Os romanos também tinham celebrações dedicadas a Flora, deusa romana das flores e protetora da natureza que aconteciam no dia 1º de maio e fazia parte deste ritual ofertar o lírio do vale em sua homenagem.

Mais tarde, em 1561, o rei Charles IX recebeu um ramo de muguet em 1 de maio e gostou tanto que resolveu criar esta tradição de presentear as damas da corte com o lírio do vale todo dia 1 de Maio. Na idade média, esta flor também era colhida para celebrar a felicidade em casamentos.


Alguma relação entre o muguet e o dia do trabalho?

Depois da segunda guerra mundial os participantes de desfiles em homenagem ao Dia do Trabalho começaram a trocar as rosas vermelhas pelos lírios do vale, brancos, simbolizando paz e evitando o vermelho das rosas que representavam a esquerda.

Ainda hoje os franceses compram nesse dia mais de dois terços dos “muguets”do ano, representando um faturamento de mais de 30 milhões de Euros.

Lembranças de infância

Me lembro dessa tradição, que eu achava linda, quando meu pai chegava em casa com caixinhas transparentes com essa flor logo no início de maio.

Pelas minhas lembranças, nos anos 80/90 a Air France entregava essas flores na manha do primeiro de Maio para clientes, como meu pai trabalhava na Air France, mesmo estando no Rio de Janeiro, sempre sobrava uma florzinha pra ele trazer pra casa 😉

>>> Leia mais sobre a França e inspire-se aqui no blog







0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com