Sabores exoticos, a fruta do cacau

Ter experiências gastronômicas diferentes pra mim é sempre um dos baratos das minhas viagens, e em uma viagem à Amazonia encontrei pra vender o fruto do cacau.

:: Leia sobre uma viagem à Amazônia aqui e anime-se, é um lugar incrível::

Como é a fruta do cacau

É claro que resolvi experimentar e conto aqui um pouco sobre essa fruta que a grande maioria dos chocólatras tem curiosidade em conhecer e provar.

Como é a fruta do cacau?

Você adora chocolate e sempre teve a curiosidade de saber como é a fruta do cacau, que gosto tem o cacau que usamos para fazer chocolate?

Pois é, eu também sempre tive aquela ideia de que a fruta seria docinha, gostosa e resolvi experimentar em uma viagem à Amazonia pois nunca tinha visto em lugar nenhum para vender.

Um pouco de geografia e historia do cacau

No Brasil, o cacau começou a ser cultivado na Amazônia, onde já existia em estado natural, onde o clima quente e úmido se aproxima ao do Mexico e da riviera Maia. Em deslocamentos pelo rio Amazonas, foi transportado até o Pará, que se tornou o segundo estado produtor de cacau do Brasil, e pelo mar chegou finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao ambiente marinho, e causou o chamado "boom" da época de 1930.
A Bahia hoje é o maior estado produtor de cacau do Brasil.

Como é a fruta do cacau

Como comer a fruta do cacau?

Primeiro, quero deixar registrado que achei a fruta em si linda, de uma coloração amarelo vivo, com pedaços vermelhos muito atraente. Pra abrir a fruta, você dá umas batidinhas na casca com algo duro (um martelo, por exemplo, hahaha) ou corta mesmo, com faca.
Os gomos são meio azedinhos, difíceis de comer, mas é tão diferente a experiência de ter um cacau na mão que eu gostei, mas não deu para comer muito.

Muita gente faz suco de cacau, tirando a polpa na mão, ou espremendo em uma peneira, e batendo com pouca água e açúcar, ou faz vitamina, batendo com banana. Também dá pra fazer geleia de cacau, mas sinceramente, acho que só vale pela curiosidade.


Como é a fruta do cacau


Dá pra fazer chocolate caseiro com o cacau?

Sim, vale como experiência divertida, ou se você quer ter certeza de que seu cacau é 100% puro, mas fazer chocolate fora de escala industrial vai te dar muito trabalho para pouco cacau em pó.

Para fazer cacau em pó usando o fruto do cacau, você deve mergulhar as sementes em uma tigela e cobrir com um plástico durante três dias, até que as sementes do cacau fermentem. Depois de fermentadas, retire-as da tigela, lave em uma peneira sobre água corrente e esfregue bem, para que a polpa do cacau se desprenda da semente. Seque as sementes em um papel toalha e leve para assar no forno até que as sementes comecem a estalar. Processe as sementes, retire alguma casca que tenha sobrado e processe novamente. Pronto, você tem o seu cacau em pó.

Lembre, será bastante amargo. Para fazer chocolate, você ainda deve adicionar açúcar, pois o cacau puro é amargo.

Como é a fruta do cacau

Onde posso experimentar a fruta do cacau?

Dá pra comprar em feiras na Bahia, no Pará, na Amazônia, mas também já achei em hortifruti aqui no Rio de Janeiro.

Como é a fruta do cacau

Você já experimentou a fruta do cacau? vem aqui contar como foi sua experiência com a fruta do cacau

:: Leia também sobre a tapioca que comi na Amazônia ::

0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com