Gorjetas: quanto dar em cada país

Gorjetas: quanto dar em cada país

Saber quanto dar de gorjeta em restaurante pode ser um diferencial na hora de reconhecer o trabalho de quem o serve.

Quanto dar de gorjeta


Quanto dar de gorjeta é um tema importante quando vamos viajar para outro país. É fundamental, para ser bem tratado, conhecer o básico dos costumes locais, e em uma viagem de turismo ou até mesmo a trabalho você vai ter que interagir com taxistas, garçons, camareiras, carregadores de malas, etc.


Nos EUA espera-se pelo menos 18% nos restaurantes, e não vem incluso na conta, você precisa dizer quanto está dando para esperar o troco. Em bares, geralmente US$ 1,00 por drinque avulso pedido no balcão.

No Brasil , são pelo menos 10% que vêm especificados ou não na conta, cada restaurante faz de um jeito, por isso você precisa olhar e checar se a gorjeta já está inclusa ou não no valor a ser cobrado. Com a nova lei, alguns restaurantes vêm cobrando 12 a 15%. Fica a seu critério pagar, pois não é obrigatório.

Na Europa, é parecido com o Brasil, varia de 10 a 15% na conta. Deve-se sempre observar se a gorjeta já veio inclusa na conta, se não vier deve-se deixar em dinheiro ao pagar a conta para o garçom.

No Japão a gorjeta é vista como ofensa, pois é considerado uma honra servir o cliente. Pagar a mais seria uma desonra.

Recomendo também ler esse link, onde viajantes brasileiros que já foram para o mundo inteiro comentam suas experiências com gorjeta: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/quanto-voce-da-de-gorjeta/
 


0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com