Internet e telefone em voo - TAM

Os primeiros brasileiros a usar internet durante um voo doméstico viajarão hoje (28/10/10). Em um Airbus A321 com 220 assentos, os passageiros da TAM Linhas Aéreas poderão fazer chamadas telefônicas, enviar SMS e navegar na internet.

A TAM fechou um acordo com a OnAir, fornecedora de sistemas para uso de celulares em aviões. O sistema oferecido pela TAM permite que até oito passageiros façam ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e SMS, não há restrições. Mas é importante checar as taxas antes de sair usando o telefone, porque o serviço fica disponível quando o avião atinge a altitude de 4 000 metros, entrando em roaming internacional. Os proprietários de smartphones também poderão acessar a internet. O custo do serviço será definido pela operadora e a cobrança vai diretamente na conta de telefone do passageiro. Durante pousos e decolagens, os passageiros deverão manter seus aparelhos eletrônicos desligados.

Por enquanto, o sistema funciona em apenas uma aeronave que fará viagens em trechos longos dentro do território nacional, em rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. A TAM planeja ter mais aeronaves oferecendo o serviço no ano que vem.

A tecnologia foi testada e aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA). Segundo a TAM, o sistema já foi usado em mais de 135 000 voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel.

0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com

Inscreva-se por email e receba nossas atualizações

* indicates required

Powered by MailChimp