Antes de Viajar para Amazonia - cuidados basicos

Planejamento de viagem: Viajar para a Amazonia


Viajar para a Amazonia requer alguns cuidados básicos de saúde para você poder aproveitar todos os passeios sem stress.

Vacina para ir para a Amazônia:

A vacina contra a febre amarela é altamente recomendada, em qualquer época do ano, se você vai à Amazônia. Como você estará fazendo uma viagem doméstica (dentro do país), ninguém vai pedir seu cartão de vacinação para checar se você tomou a vacina 10 dias antes da viagem, mas é importante saber que a febre amarela é uma doença grave, e se você pode evitá-la com uma simples vacina, não deixe de fazê-lo.

A vacina contra a febre amarela tem 10 anos de validade, então se você já tomou a vacina há menos de 10 anos, não precisa (e não deve!) tomá-la de novo.
Veja aqui alguns sites oficiais onde você poderá ter mais  informações sobre contraindicações e procurar postos de vacinação na sua cidade.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/perguntas.php
http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/sites_secretarias.pdf

Booking.com

Em inglês:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/ingles.php

Amazonia: chegando a casa de caboclos
Chegando na visita à casa de caboclos

Prevençao contra a malária:

Para evitá-la, proteja-se bem dos mosquitos, usando repelente e roupas adequadas. Muitos americanos tomam um remédio, mas os médicos brasileiros não o recomendam, pois esse remédio tem muitos efeitos colaterais e contraindicações. Melhor mesmo é evitar picadas de mosquitos.

Outros cuidados com relação à saúde para viajar para a Amazonia

Se você toma remédios de uso diário, lembre-se de levar a quantidade certa, pois você estará a muitos quilômetros de qualquer farmácia, e não poderá "dar uma passadinha na farmácia" para comprar o que esqueceu.

Leve também antialérgico, pomada para mordidas - eu levei, por via das dúvidas, mas nem precisei usar :) -, protetor solar, repelente (1 frasco grande é o suficiente para dois adultos ficando 5 dias na Amazônia, usando 2 ou 3 vezes ao dia no corpo todo). Não leve nada que você não esteja acostumado a usar, pois se tiver alguma reação indesejada, será mais difícil de socorrê-lo.
Imagem de coral amazonico
"Coral" Amazônico

Como se vestir na Amazônia:

Durante os momentos no barco, ou mesmo nos passeios de canoa e nas comunidades ribeirinhas, foi possível usar roupas leves, como bermudas e camisetas, chinelo ou tênis. Sempre com a recomendação de usar muito protetor solar e repelente de insetos, que usamos mesmo quando navegamos pelo Rio Negro, pois o repelente também evita que formigas cheguem muito perto.

Biquíni ou sunga, para mergulhar no Rio Negro (sim, é possível, você não vai ser atacado instantaneamente por jacarés e piranhas) e nas piscinas do hotel de selva ou do barco onde você estará hospedado(a). Claro que os guias avisam quando e em que locais é possível mergulhar.

Se você vai fazer caminhada na floresta amazônica, os cuidados precisam ser redobrados (leia maiores detalhes e veja fotos no post sobre a caminhada na selva). Tênis, meia, calça comprida, para cobrir os tornozelos, camiseta (não precisa ser camiseta de manga comprida, porque lá faz muito calor) são fundamentais para proteger das formigas e aranhas que possam cruzar seu caminho. E use bastante repelente, na roupa toda, no tênis, no pescoço. Evite roupas escuras, pois elas absorvem mais o calor, atraindo assim mais insetos.

Dica: Se você usa repelente em spray, use este pequeno truque para evitar respirá-lo quando for passar no pescoço e no cabelo: vaporize uma boa quantidade nas mãos, e esfregue-as no pescoço, no rosto e no cabelo.
Árvore de mungubas, espécie de semente que parece com um algodão, altamente inflamável.
Reserve seu hotel pelo Booking.com, eu sempre reservo hospedagem pelo site do booking.com, e além disso, o blog ganha uma comissão quando você reserva por aqui.

3 comentários

  1. To querendo muito viajar para a Amazônia, mas confesso que estou com um pouco de medo, devido aos bichos (insetos,aranhas etc) e as doenças!
    Esses "cuidados básicos" são suficiente pra eu fazer essa viagem tranquila?
    -Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Sim, se você não for acampar na floresta, e se perder por lá, ficando em um hotel de selva ou em um barco é tudo bastante seguro.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com

Inscreva-se por email e receba nossas atualizações

* indicates required

Powered by MailChimp