Trekking no Perito Moreno

Procurando hotel em El Calafate? Reserve já pelo Booking.com

O Trekking no Perito Moreno é um dos programas mais famosos de El Calafate.

Trekking no Perito Moreno

Em duas versões, mini-trekking e trekking de dia inteiro (6 horas) é totalmente imperdível. Para quem não tem muito preparo físico recomendo o mini-trekking, de 2 horas. Dá pra fazer tranquilamente! Já o mais longo (Big Ice) é recomendado apenas para quem tem um preparo físico um pouco maior, porque realmente cansa.




O Perito Moreno, declarado patrimônio mundial pela Unesco em 1981, é um dos únicos glaciares do mundo que não está diminuindo de tamanho. À medida que os blocos de gelo que vemos se desprender frequentemente da parede do glaciar caem, lá atrás, no final do glaciar, se forma mais gelo, e ele vai avançando. Apesar de o Perito Moreno existir há uns 30 mil anos, o gelo pelo qual andamos tem apenas aproximadamente 250 anos, pois o gelo que se forma lá no início leva aproximadamente 250 anos para seguir todo o seu ciclo e derreter na parede frontal, que vemos quando chegamos perto dele.

Trekking no Perito Moreno O mini-trekking é totalmente seguro, dois guias (super-simpáticos) acompanham cada grupo de 15 pessoas aproximadamente que se forma. Como no início do passeio, é feita uma palestra de 30 min, ao ar livre, com vista para o glaciar, para explicar os cuidados básicos que se deve tomar no passeio e também a formação do glaciar, a divisão dos grupos é feita por idiomas (geralmente, inglês, espanhol e francês).

Antes de iniciar a subida, colocamos "crampones" nos sapatos para facilitar o caminhar no gelo, como você pode ver na foto abaixo.

Trekking no Perito Moreno
Também colocamos luvas, porque o gelo é muito cortante e algumas vezes você vai precisar colocar a mão no gelo para se apoiar. Os guias costumam ter luvas para emprestar para quem não levou, mas procure levar as suas ou comprar um par na cidade.
Depois, é só começar a caminhada. Os guias acompanham os grupos, ajudando a definir o melhor caminho para a subida, marcando espaços com seus "machadinhos" de gelo. Só é preciso tomar cuidado para não cair nos pequenos lagos que se formam com o derretimento contínuo do gelo.

Veja mais algumas fotos, já que não há muito o que dizer...só apreciar o percurso...

Subindo a geleira Perito Moreno
Subindo...
Fendas cheias de água gelada, e muito gelo...
Só deu pra subir até aqui (foto acima). Depois disso, o gelo fica muito irregular, e bem mais difícil de "vencer".
Aí, é só descer tudo de volta...E no final do passeio, uma pequena surpresa...



>>> Reserve já seu hotel em El Calafate pelo Booking.com



4 comentários

  1. Fiz esse trekking no Glaciar Perito Moreno, é inesquecível caminhar em cima da geleira, o lugar mais incrível que já fui.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito interessante mesmo... inclusive pelas paisagens lindas que vamos nos deparando no local. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  3. Acho tão linda essas paisagens com neve, que tornam tudo tão peculiar, eu não sou muito de trekking, mas esse com certeza eu encarava, uma experiência única.

    ResponderExcluir
  4. Já tinha visto várias fotos e infos do Perito Moreno, mas não sabia que dava para fazer um trekking nele. Que demais!! Adorei a dica e as fotos. Deve ser um lugar espetacular. Bom saber que ele não está diminuindo e que ainda dá tempo de visitá-lo. rs.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel pelo Booking

Booking.com