Receitas e ideias de cupcake

Cupcakes são realmente algo que diverte as pessoas, acredito que mais pela forma como eles são confeitados, sempre coloridos, ideais para alegrar uma festa, do que pelo doce em si. É claro que um bolinho doce recheado sempre cai bem, então aprenda aqui a fazer cupcake com duas receitas de bolo básicas, uma receita de bolo de baunilha e uma receita de bolo de chocolate.

Massa básica de Cupcake - sabor baunilha

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
8 colheres de sopa de manteiga
60g de iogurte sem sabor
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha

Como fazer:
Derreta a manteiga e misture-a com o iogurte, o ovo e a baunilha. Em outro recipiente misture a farinha, o açúcar e o fermento e junte a manteiga já misturada com os outros ingredientes à farinha, mexendo sem bater, de preferência com um batedor de ovos ("fouet") até obter uma massa homogênea.

Separe fôrminhas próprias para colocar os cupcakes, unte-as com manteiga e farinha. Distribua a massa nas fôrminhas, tomando cuidado para não preencher totalmente a fôrminha (encha a fôrminha até aproximadamente 2/3 da borda), pois a massa cresce. Leve ao forno pré-aquecido a 180C (fogo médio) por cerca de 10 a 15 minutos.

Retire do forno e espere esfriar totalmente para rechear e colocar a cobertura que você quiser.

Massa básica de Cupcake - sabor chocolate
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó (não pode ser achocolatado tipo Nescau, porque senão fica muito doce)
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de leite
3 colheres de manteiga
2 ovos

Como fazer:
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira. Adicione o chocolate em pó e continue batendo. Acrescente os ovos (não quebre os ovos diretamente na massa, pois se eles estiverem estragados, você perde a massa inteira) e vá batendo até obter uma massa homogênea. Vá acrescentando também a farinha aos poucos, e em seguida o leite e o fermento.

Separe as fôrminhas próprias para colocar os cupcakes, unte-as com manteiga e farinha. Distribua a massa nas fôrminhas, tomando cuidado para não preencher totalmente a fôrminha (encha a fôrminha até aproximadamente 2/3 da borda), pois a massa cresce. Leve ao forno pré-aquecido a 180C (fogo médio) por cerca de 10 a 15 minutos.

Retire do forno e espere esfriar totalmente para rechear e colocar a cobertura que você quiser.


Livros com várias idéias de coberturas e recheios de cupcakes:

Livro O mundo dos cupcakes



Livro Cupcakes

0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel

Booking.com