Sargaço no Caribe pode atrapalhar a viagem?

Chegou a época do Sargaço no Caribe

Como isso pode afetar a sua viagem? Devo cancelar minha ida a Cancun? Qual a época do sargaço?

Essas são algumas perguntas que eu vou responder aqui para ajudar você a planejar melhor sua viagem, porque afinal esse é o meu principal objetivo: ajudar você a viajar mais e melhor. E sempre buscando falar das minhas experiências próprias com o assunto. Eu estive em Cancun na época do Sargaço em 2022 e posso afirmar que atrapalhou sim, mas não deixei de curtir as praias. E o monitoramento de 2023 diz que a quantidade de sargaço que está chegando às praias do Mexico este ano (e também na Florida) é enorme, das maiores da história.

Vou te falar um pouco mais aqui sobre o sargaço (sargassum ou sargasso) nesse post.

Antes de tudo, o que é Sargaço

O sargaço (ou sargassum) é uma alga marinha que pode ser encontrada em diversos lugares do mundo, e tem crescido bastante no Caribe recentemente. Embora essa alga seja importante para o ecossistema marinho, pois é alimentação para criaturas marinhas, sua proliferação em excesso pode causar sérios problemas para o turismo e a economia local.

Sargaco no Caribe e Sargaco em Cancun, isso afeta minha viagem?

O sargaço é uma alga marrom que se alimenta de nutrientes presentes na água. Quando há um aumento nos nutrientes presentes na água, muitas vezes causado pela poluição ou pelo despejo de esgoto e outros resíduos, essa alga acaba crescendo em excesso, e se concentra em grandes "tapetes marrons" ou "ilhas flututuantes" que acabam indo do alto mar para as praias.

O que é sargaco?

Quando o sargaço se acumula nas praias, ele vai apodrecendo, o que dá um cheiro muito ruim no ar, e impede o acesso à água em muitos locais porque além de mal cheiroso, forma uma barreira de folhas apodrecendo onde você não vai querer pisar. Além de também grudar em você, se você for para o mar com  estes pedaços de alga.

Além disso, o sargaço deixa a água azul brilhante do Caribe menos atrativa, porque a água fica marrom! E o apodrecimento do sargaço pode conter bactérias que podem gerar infecções nas pessoas.

Minha experiência com o Sargasso em Cancun

Estive em Cancun em abril de 2022, e eu nem sabia que era época de Sargasso, eu já tinha visto Sargaço em Bonaire, mas não tinha atrapalhado em nada os mergulhoss, pois a maioria das praias estava limpa.

Mas em Cancun atrapalhou sim. Ficamos em um resort em que a praia "da frente", que é a praia que todos os principais resorts de Cancun também têm como principal, ficou impossíve de entrar.

A sorte é que esse resort fica na ponta do litoral, então as praias de trás do resort estavam limpas, mas eram praias pequenas, com pouco espaço de areia, ou praias com bastante pedra que davam mais para fazer snorkel do que curtir um  banho de mar tranquilo, como na foto abaixo que você consegue ver que tem pouco sargaço.

Sargaco no Caribe e Sargaco em Cancun, isso afeta minha viagem?

Não há uma época certa para dizer "devo evitar ir para Cancun por causa do Sargaço" ou para o Caribe, porque apesar de impedir o acesso em alguns lugares, a siutação do Sargasso nas praias é dinâmica, então pode ou não ter em alguns dias. Se você estiver indo para ficar em um resoort específico, vale consultar seu resort para saber quais as laternativas possíveis. Mas como viagens nternacionais são compradas com antecedência e na maioria dos casos são difíceis de alterar, eu não mudaria nenhum plano de ir para Cancun, Tulum ou qualquer lugar do Caribe, porque na minha opinião sempre existirá algum lugar limpo, piscinas, Cenotes, etc.

Mas se você quiser saber aproximadamente a época do sargaço no Caribe, ela vai de Março a Julho nos principais locais, podendo chegar um pouco antes ou um pouco depois (em Bonaire, quando nos deparamos com sargaço, era fevereiro)

E você, já passou por essa experiência de encontrar sargaço nas praias do Caribe? Conte aí nos comentários

Alguns links uteis sobre Sargasso:

Situação do Sargaço em 2023 no Caribe e no Mexico

Todo ano existe uma quantidade enorme de sargaço (sargassum) que forma um verdadeiro cinturão atlântico, viajando todos os anos da África Ocidental até o Golfo do México e a Península do Yucatan, passando pelas praias da Florida

Este ano, segundo a BBC, esse amontoado de algas tem um comprimento de aproximadamente 8,8 mil quilômetros e pesa 10 milhões de toneladas. E se você sobrevoar o mar, você vai conseguir ver placas e placas marrons "navegando" em direção às praias, de acordo com as correntes marítimas.

Como cidades e países no Caribe evitam o Sargasso?

Para evitar que o Sargasso se acumule nas praias existem diversas estretégias que cidades e países do Caribe estão adotando, tanto com medidas de prevenção como limpeza em geral:

Uma das principais é a limpeza regular das praias: muitas cidades e resorts no Caribe têm equipes de limpeza que retiram o Sargasso das praias regularmente.

Algumas comunidades locais organizam mutirões de limpeza para retirar o sargasso nas praias, como em Bonaire (ilha que é o "paraíso dos mergulhadores" perto de Curaçao)por exemplo, que sempre convoca voluntários para ajudar na retirada do Sargasso das praias.

Mas quando a quantidade é muito grande fica difícil de dar vazão, por isso algumas cidades também adotam barreiras flutuantes. As barreiras flutuantes são instaladas em alto mar, para impedir que o Sargasso chegue nas praias.

Além disso, alguns países do Caribe também estão trabalhando para reduzir a quantidade de nutrientes que entram no oceano, pois o excesso de nutrientes pode contribuir para a proliferação excessiva de algas como o Sargasso, buscando implementar melhor tratamento de esgoto e controle da poluição industrial e agrícola.

Vai viajar? Algumas dicas de produtos que você não pode deixar de levar:


 


Algumas dicas para você aproveitar o melhor da Amazon antes de viajar:

   

3 comentarios

  1. Primeira vez que ouço falar sobre Sargasso, apesar de jà ter "sofrido" por me hospedar perto de praias cheia de algas (e que nos obrigava a caminhar mais distante para se afastar delas), mas imagino sim a decepção que seja viajar para uma praia específica e nao pode usufruí-la. Nao é a mesma coisa, mas comparo essa situação com pontos turísticos em restauração ou obra de arte emprestada para outro museu. Enfim, são coisas que nem sempre podemos evitar. Que sorte você ter escolhido uma hospedagem que te permitia circular por dois lados de praia. Diria que é um ponto positivo parar esse resort! ;)

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o sargaço atrapalhou a sua viagem para Cancún. Pelas fotos dá para ver que perde muito a beleza da praia, além de atrapalhar entrar no mar. Obrigada por compartilhar, porque é um cuidado para ir em Cancún que geralmente ninguém pensa na hora de planejar

    ResponderExcluir
  3. Ainda não estive no Caribe, mas fizemos uma parada em Costa Maya no México durante um cruzeiro e por causa deles o passeio que havíamos contatado foi suspenso. Fomos caminhar um pouco pela ilha e vimos muito sargaço na areia, uma faixa muito larga que impedia o acesso ao mar, além do cheiro forte. A natureza tem seus caprichos e temos que respeitá-la né verdade?

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem