Regras para dirigir nos Estados Unidos, e em Orlando :)

Tem alguma regra diferente pra dirigir em Orlando e nos Estados Unidos em geral?

Dirigir nos Estados Unidos e em Orlando
Quando você aluga um carro e vai dirigir pelos Estados Unidos pela primeira vez, é normal surgirem
dúvidas. Eu mesma já tive várias dúvidas e tive sorte de ter comigo pessoas que já tinham dirigido nos EUA para me passar as principais regras de trânsito americanas, em especial as que são diferentes do Brasil.

Sobre a carteira de motorista (ou carta de motorista) para dirigir nos EUA:

A boa notícia é que para dirigir nos Estados Unidos e em Orlando é necessário somente a CNH emitida no Brasil; não é necessário tirar a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Mas atenção: você precisa ter a carteira de motorista em mãos, física, porque eles não aceitam a carteira digital. Então fique atento: leve sua carteira de motorista em papel! Coloque isso no seu checklist de viagem (veja aqui o meu cheklist sugerido).


Regras de trânsito específicas dos EUA:

  • A famosa "virar à direita é sempre permitido".

Nas estradas e nas ruas dos EUA a conversão para a direita é permitida mesmo com o farol vermelho, para isso você deve estar posicionado/a obviamente na última pista à direita da via, permitindo uma conversão segura. A exceção é quando tiver uma placa escrita "no turn on red" (não virar no vermelho);

E isso é válido sempre, tendo sinal/ semáforo ou não. Minha recomendação, se você se sentir insegura, é observe um pouco antes o comportamento dos carros à sua frente, isso vai ajudar a entender. Ah, e claro, se você pretende seguir reto (e não virar à direita) não se posicione na última pista da direita pra não obstruir ninguém porque você vai tomar buzinada e vai acabar tendo que virar à direita por "pressão" dos motoristas que estiverem atrás de você.

  • Não estacione de ré, a placa precisa ficar visível
Essa é uma regra que existe porque os carros costumam ter placa apenas na traseira. Por isso existe essa recomendação. Não sei se é uma regra específica do código de trânsito americano, mas sempre me fizeram esta recomendação, então repasso ela aqui.

  • Cuidado com ônibus escolares

Jamais ultrapasse um ônibus escolar quando ele estiver parado para embarque ou desembarque e os braços laterais de STOP estiverem levantados. Isso é válido mesmo que a via tenha mais de uma pista e mesmo que esteja vindo em sentido contrário, salvo se a pista tiver canteiro central ou mureta separatória. Isso é para evitar atropelamentos d crianças "desavisadas" mas é levado muito a sério por lá.

Regras de trânsito gerais, mas que valem ser reforçadas:

Parar na placa de STOP, mesmo que a rua esteja deserta. É sempre bom verificar tudo, olhar bem pros lados.

Nas rotatórias, pare e lembre-se que quem tem a preferência é quem chegou em primeiro, depois quem chegou em segundo e assim sucessivamente. 

Parar quando algum carro de bombeiro ou ambulância estiver passando com a sirene ligada.

Respeitar a velocidade (e não se engane, a  velocidade não é super alta). Mesmo que você não saiba a conversão de milha pra kilômetro, o seu velocímetro estará em milhas, então não tem desculpa.

O pedestre tem preferência.

E de conclusão, quero só comentar que em geral as ruas são muito bem sinalizadas, com bastante iluminação, o trânsito pode ser cheio e engarrafado, mas achei mais "educado" do que no Brasil, até por causa dessas regras de "vigilância".

E claro, use um aplicativo que você tenha hábito de usar para ajudar você com os melhores caminhos, pode ser o Waze, mas eu por exemplo gosto do Google Maps, então só uso ele.

Algumas dicas para você aproveitar o melhor da Amazon antes de viajar:

 





6 comentarios

  1. Essas são ótimas dicas para dirigir nos Estados Unidos. Mesmo não sendo necessário outro documento além da nossa CNH, é preciso respeitar essas pequenas diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Quando vou para outro país sempre fico em dúvida se a carteira de habilitação daqui vale por lá... Seu post foi super esclarecedor. Valeu

    ResponderExcluir
  3. Meu marido, mesmo depois de muitas viagens para os EUA alugando carro, fica com o pé atrás com a regra de que à direita sempre é livre hehehe. Depois do 2º, 3º dias ele já fica mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que existe muita dúvida em relação a pedágios e estacionamento nos Estados Unidos. E às vezes as regras são diferentes de estado para estado e até cidades. Instruir-se é a melhor coisa para evitar multas e problemas.

    ResponderExcluir
  5. Izabela Andrade28 março

    Era esse post que eu estava procurando, vou seguir todas as suas dicas e depois volto aqui pra dizer como foi 😊

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18 setembro

    Esclarecimentos Perfeitos

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem