Voce sabe o que e lichia

VocĂȘ sabe o que Ă© lichia?

Assim que o verão e o Natal chega no Brasil, chegam também as lichias. Essa frutinha vermelha, diferente, só tem nessa época do ano, de dezembro a fevereiro, em média.

lichiaA lichia Ă© de origem chinesa, e se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Hoje, ela Ă© bastante cultivada no Brasil, no ParanĂĄ e em SĂŁo Paulo, mas ela Ă© disribuida pelo Brasil todo.

VocĂȘ jĂĄ provou lichia?

Este post Ă© pra incentivar vocĂȘ a experimentar a lichia. Quem lĂȘ meu blog regularmente sabe que eu acredito que devemos experimentar sabores e alimentos novos pois isso enriquece a vida, dĂĄ alegria e saĂșde.

Lichia tem gosto de quĂȘ?

Eu vou fazer uma comparação curiosa, mas Ă© assim que eu gosto de descrever a lichia: pra mim lichia tem gosto de ĂĄgua de coco. Ela Ă© uma fruta bem carnudinha, e quando vocĂȘ a descasca e morde a polpa branca dela, o caldo que vem na boca Ă© bem docinho, com gosto daquela ĂĄgua de coco bem docinha.

Como se come a lichia?

Os frutos da lichia dĂŁo em cachos, e se come a fruta in natura. Eu gosto de deixar a lichia na geladeira pra comer bem geladinha.

Cada fruta tem uma casca bem rugosa, que vocĂȘ deve tirar. A maneira mais fĂĄcil Ă© dar um talhinho com uma faca em uma pontinha da fruta, com cuidado para nĂŁo rasgar a polpa branca da fruta.

Depois deste talhinho, fica fĂĄcil de tirar o resto da casca com a mĂŁo.
E porque eu digo pra tomar cuidado pra nĂŁo rasgar a polpa branca? Porque "atrĂĄs" dela estĂĄ o caldo da fruta. É muito mais gostoso vocĂȘ rasgar a polpa com a boca e sentir todo o caldo da fruta.

NĂŁo vai estragar a fruta cortar a parte branca, mas vocĂȘ vai perder parte do caldo.
Fora de época, também encontramos a fruta em calda, que se usa normalmente para acompanhar bolos, sorvetes e para fazer drinks, em especial caipirinha de lichia.

Quais sĂŁo as vitaminas da lichia?

A lichia tem vitamina C, ferro, cĂĄlcio,  fibras e potĂĄssio. A lichia tem poucas calorias, e como ela dĂĄ um pouquinho de trabalho pra comer, Ă© uma fruta que nĂŁo vai fazer muito estrago na sua dieta :)

1 comentarios

  1. Tem gosto de pitomba, uma fruta muito semelhante tĂ­pica do norte-nordeste brasileiro.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem