Voce sabe o que e lichia

Você sabe o que é lichia?

Assim que o verão e o Natal chega no Brasil, chegam também as lichias. Essa frutinha vermelha, diferente, só tem nessa época do ano, de dezembro a fevereiro, em média.

lichiaA lichia é de origem chinesa, e se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Hoje, ela é bastante cultivada no Brasil, no Paraná e em São Paulo, mas ela é disribuida pelo Brasil todo.

Você já provou lichia?

Este post é pra incentivar você a experimentar a lichia. Quem lê meu blog regularmente sabe que eu acredito que devemos experimentar sabores e alimentos novos pois isso enriquece a vida, dá alegria e saúde.

Lichia tem gosto de quê?

Eu vou fazer uma comparação curiosa, mas é assim que eu gosto de descrever a lichia: pra mim lichia tem gosto de água de coco. Ela é uma fruta bem carnudinha, e quando você a descasca e morde a polpa branca dela, o caldo que vem na boca é bem docinho, com gosto daquela água de coco bem docinha.

Como se come a lichia?

Os frutos da lichia dão em cachos, e se come a fruta in natura. Eu gosto de deixar a lichia na geladeira pra comer bem geladinha.

Cada fruta tem uma casca bem rugosa, que você deve tirar. A maneira mais fácil é dar um talhinho com uma faca em uma pontinha da fruta, com cuidado para não rasgar a polpa branca da fruta.

Depois deste talhinho, fica fácil de tirar o resto da casca com a mão.
E porque eu digo pra tomar cuidado pra não rasgar a polpa branca? Porque "atrás" dela está o caldo da fruta. É muito mais gostoso você rasgar a polpa com a boca e sentir todo o caldo da fruta.

Não vai estragar a fruta cortar a parte branca, mas você vai perder parte do caldo.
Fora de época, também encontramos a fruta em calda, que se usa normalmente para acompanhar bolos, sorvetes e para fazer drinks, em especial caipirinha de lichia.

Quais são as vitaminas da lichia?

A lichia tem vitamina C, ferro, cálcio,  fibras e potássio. A lichia tem poucas calorias, e como ela dá um pouquinho de trabalho pra comer, é uma fruta que não vai fazer muito estrago na sua dieta :)

0 comentários

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

O que você procura?