Sabores exoticos, a fruta do cacau

Ter experiências gastronômicas diferentes pra mim é sempre um dos baratos das minhas viagens, e em uma viagem à Amazonia encontrei pra vender o fruto do cacau.

:: Leia sobre uma viagem à Amazônia aqui e anime-se, é um lugar incrível::


Como é a fruta do cacauÉ claro que resolvi experimentar e conto aqui um pouco sobre essa fruta que a grande maioria dos chocólatras tem curiosidade em conhecer e provar.

Cacau é fruta? Como é a fruta do cacau?

Você adora chocolate e sempre teve a curiosidade de saber como é a fruta do cacau, que gosto tem o cacau que usamos para fazer chocolate?

Pois é, eu também sempre tive aquela ideia de que a fruta seria docinha, gostosa e resolvi experimentar em uma viagem à Amazonia pois nunca tinha visto em lugar nenhum para vender.



Um pouco de geografia e historia do cacau

No Brasil, o cacau começou a ser cultivado na Amazônia, onde já existia em estado natural, onde o clima quente e úmido se aproxima ao do Mexico e da riviera Maia, de onde veio o fruto do cacau. Em deslocamentos pelo rio Amazonas, as sementes foram transportadas até o Pará, que se tornou o segundo estado produtor de cacau do Brasil, e pelo mar chegou finalmente à Bahia, onde melhor se adaptou ao solo e ao ambiente marinho, e causou o chamado "boom" do cacau da época de 1930 no Brasil.

A Bahia hoje é o maior estado produtor de cacau do Brasil.


Como é a fruta do cacau

Como comer a fruta do cacau?

Primeiro, quero deixar registrado que achei a fruta em si linda, de uma coloração amarelo vivo, com pedaços vermelhos muito atraentes. Pra abrir a fruta, você dá umas batidinhas na casca com algo duro (um martelo, por exemplo, hahaha) ou corta mesmo, com faca, mas tem que ser uma faca grande e bem afiada.

Os gomos do cacau são meio azedinhos, difíceis de comer, mas é tão diferente a experiência de ter um cacau na mão que eu gostei, mas não deu para comer muito.

Muita gente faz suco de cacau, tirando a polpa na mão, ou espremendo em uma peneira, e batendo com pouca água e açúcar, ou faz vitamina, batendo com banana. Também dá pra fazer geleia de cacau, mas sinceramente, acho que a experiência só vale pela curiosidade.

Falando de sabores exóticos, você conhece a sorveteria Cairu? Segundo nosso blog parceiro Estrangeira, o melhor sorvete do mundo está em Belém do Pará. O que você acha?


Como é a fruta do cacau


Dá pra fazer chocolate caseiro com o cacau?

Sim, vale como experiência divertida, ou se você quer ter certeza de que seu cacau é 100% puro, mas fazer chocolate fora de escala industrial vai te dar muito trabalho para pouco cacau em pó, ou seja, não vale a pena.

Para fazer cacau em pó usando o fruto do cacau, você deve mergulhar as sementes em uma tigela e cobrir com um plástico durante três dias, até que as sementes do cacau fermentem, e vai parecer estragado... Depois de fermentadas as sementes, retire-as da tigela, lave em uma peneira sobre água corrente e esfregue bem, para que a polpa do cacau se desprenda da semente. Seque as sementes em um papel toalha e leve para assar no forno até que as sementes comecem a estalar. Processe as sementes no liquidificador ou em um bom processador, retire alguma casca que tenha sobrado e processe novamente. Pronto, você tem o seu cacau em pó. Melhor comprar no supermercado, né? 😏

Lembre, o cacau em pó em estado puro será bastante amargo, mesmo o cacau em pó que compramos no supermercado tem alguma quantidade de açúcar (observe nas embalagens para saber o teor de açúcar do chocolate em pó que você está comprando). Para fazer chocolate, você ainda deve adicionar açúcar, gordura, etc, pois o cacau puro é amargo.

Como é a fruta do cacau

Onde posso experimentar a fruta do cacau?

Dá pra comprar em feiras na Bahia, no Pará, na Amazônia, mas também já achei em hortifruti aqui no Rio de Janeiro.

Como é a fruta do cacau

Você já experimentou a fruta do cacau? vem aqui contar como foi sua experiência com a fruta do cacau

:: Leia também sobre a tapioca que comi na Amazônia ::

Alguma fruta tem gosto de chocolate?

Mas se você ficou decepcionada ao descobrir que a fruta do cacau não tem gosto de chocolate, existe uma fruta que dizem que tem gosto de chocolate, ou melhor, de pudim de chocolate. Essa fruta é a sapota preta, que é uma fruta exótica, no sentido de que é bem difícil encontrá-la nos centros urbanos. Essa fruta com gosto de chocolate tem origem no Mexico, 

A sapota preta pode ser comida "in natura", ou seja, como uma fruta normal mesmo, ou em receitinhas como geléias, bolos, cupcakes...Mas atenção, se ela estiverr verde ela é amarga, ela só é docinha e com gosto de chocolate se ela estiver madura, com a polpa escura.

Fruta com gosto de chocolate, e não é a fruta do cacau



Gosta dos meus posts? Me segue lá no Pinterest, a melhor rede social para inspiração e imagens bonitas.

Fruta com gosto de chocolate, e não é a fruta do cacau pin Pinterest



4 comentarios

  1. Oi,
    Grato pela postagem. Eu queria saber sobre o gosto da fruta do cacau. Eu tinha encontrado outro site também, mas aqui a informação está mais abrangente.

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Grato pela postagem. Eu queria saber sobre o gosto da fruta do cacau. Eu tinha encontrado outro site também, mas aqui a informação está mais abrangente.
    Vi esta fruta à venda em um supermercado aqui em Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, que bom que gostou do post. Espero revê-lo no blog. A fruta é azedinha, vale pela curiosidade :)

      Excluir
  3. Marcela Marques13 fevereiro

    Hummm eu adoro a fruta do cacau! A primeira vez que provei foi na Bahia, uma caipirinha de cacau :D muito bom!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem