Porque não fazer um cruzeiro

Cruzeiro Brasil Europa vale a pena? É gostoso fazer a travessia do Atlântico de navio de cruzeiro?

Eu sempre quis ter a experiência de fazer um cruzeiro, ficar em um navio sem ter terra à vista, e no final de 2013 finalmente fizemos um longo cruzeiro atlantico nas férias (saindo de Marseille, França, vindo até o Brasil).

Motivos para nao fazer um cruzeiro
Um navio de cruzeiro impressiona, né?

Nesse post eu conto o que eu não gostei na travessia do Atlantico de navio de cruzeiro


Porque você não vai conhecer bem as cidades onde o navio aportar. Em uma parada do navio, normalmente você só tem umas 6 horas para conhecer o local, tendo horário fixo para voltar pro navio. Mesmo em cidades menores, é impossível dizer que você curtiu o local. No máximo, você viu ao vivo os principais pontos turísticos que você já conhecia pela televisão.

Em Barcelona, por exemplo, fomos direto para a Sagrada Família (em um onibus turístico hop-on/ hop-off) e acabamos optando por nem descer do onibus ali, porque estava tão cheio que só daria pra visitar isso, e nós ainda queríamos ver um pouco mais da cidade.

Também não deu pra visitar o Camp Nou, o Estádio do Barcelona, porque quando chegamos lá o último tour já tinha começado (OK, esse foi um pouco de falta de planejamento, mas como em um cruzeiro você acaba visitando muitas cidades, é impossível se programar pra todas). Mas tudo isso teria sido possível de visitar se tivéssemos pelo menos uns três dias na cidade.

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
A Sagrada Família, em Barcelona. Olha a fila!



Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
A Sagrada Família, vista "ao vivo", mas do ônibus.

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
O Camp Nou, estádio do Barcelona. Também não deu tempo de fazer o tour guiado. Uma pena! Vou ter que voltar pra Barcelona um dia, hehehe.

Porque você não vai poder curtir a culinária local, e eu sinceramente acho que uma das melhores coisas de viajar é comer o que os locais comem. No navio, come-se muito, e tudo já está incluso nos custos, logo você vai acabar sem fome para saborear uma comida típica do local.  Além disso, como você vai estar com pouco tempo pra passear, vai dar preferência a "bater ponto" nos locais turísticos a sentar com calma em um restaurante.

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
Mar, mar e mais mar...Ter o mar na sua janela é ótimo quando você acorda, mas depois de uns dias...pode dar um certo tédio

Você pode ficar com tédio
Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
Piscina! Gelada!
Apesar de os navios procurarem oferecer atividades o tempo todo, muitas não terão a sua cara...Aeróbica, jogos de gincana, piscina (cheia), televisão, shows à noite...nem todos agradarão.

Eu fiquei a maior parte dos dias simplesmente na piscina, ou olhando pro mar tentando achar golfinhos, baleias, tubarões, etc (sim, eles aparecem, veja no post safári marítimo).

OK, a travessia que eu fiz foi de 18 dias, sendo que 5 de navegação ininterrupta cruzando o Oceano Atlântico, acho que em um cruzeiro menor o tédio é menor :)

Todo dia eu acompanhava no GPS do celular (que funciona mesmo sem conexão) o nosso progresso na travessia do Oceano Atlântico.

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
Piscina cheia, mesmo gelada.

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
Distração: monitorar a posição do navio no GPS

Motivos para nao fazer um cruzeiro pelo mundo
Você vai ficar sem comunicação com o mundo.
Longe dos portos, Internet e sinal de celular não pegam.

Os navios até têm pontos de acesso, com computadores e WiFi, mas isso é pago, não é barato, como você pode imaginar, e a conexão é lenta e limitada...mesma coisa para telefone...ah, e se vc estiver no meio do oceano, a partir de certo ponto também quase não tem televisão...nós passamos uns 5 dias vendo CNN pegando mal, e uns programas repetidos da Fox...

Mas preciso dizer que, mesmo tendo pontos que desagradaram, a experiência foi legal, nosso objetivo nessa viagem era realmente descansar e não nos preocupar com nada. Para isso, o cruzeiro foi ótimo, mas eu não faria novamente.

Gosto de viagens com algum grau de descoberta e imprevisibilidade, descoberta de lugarezinhos das cidades que não estão nos roteiros turísticos, restaurantes de comida local, etc, e essa experiência é muito difícil de ter em um cruzeiro.

8 comentarios

  1. Que legal ler seu post tao sincero! Faz tempo que eu fico pensando se deveria fazer um cruzeiro e desisto porque penso que nao será tao legal passar poucas horas em cada cidade já que eu amo visitar com calma, me perder pelas ruas e comer muuuuuito em cada cidade... deve ser uma experiencia interessante, mas nao sei se eu faria...

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca fiz cruzeiro porque sempre tive medo de ficar entediada. Compartilho seus sentimentos... 5 dias trancada no navio também seria demais para mim. Adorei o texto sincero, sem o glamour que todos escrevem sobre viagem de navio.

    ResponderExcluir
  3. Entendo cada ponto exposto por você. Fiz um cruzeiro de 8 dias e não cheguei a viver o tédio, mas sei que isto poderia ter acontecido comigo. Não ter tempo para conhecer as cidades também... É um ponto negativo. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  4. Interessante ler um relato oposto ao que eu penso pois sou apaixonada por cruzeiros e sempre incentivo as pessoas a fazerem pelo menos um na vida...porém também tenho ciência que todos esses pontos que vc abordou incomodam muita gente...mas, no meu ponto de vista, eu ainda acho que os prós desse tipo de viagem são maiores do que os contras. Gostei de "ler" o lado inverso...Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ameiiii o seu post!Sempre falo para os meus amigos que cruzeiro não me enche os olhos. Agora posso usar todos esses argumentos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei, já fiz duas vezes cruzeiro e tive a mesma sensação de apenas ver as cidades em que paramos e aquela vontade de voltar e explorar só aumenta!

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive consciência que o Cruzeiro é para aproveitar o Cruzeiro, e não as cidades que ele aporta, pois já me disseram que não dá tempo para conhecer.
    O problema é que os mares do Brasil não são os melhores para Cruzeiro e quando viajo para o exterior, quero conhecer as cidades e não ficar dias em um Navio... mas para quem tem tempo e condições de realizar um cruzeiro pelo Caribe ou Europa eu acho que vale muito a pena sim !

    ResponderExcluir
  8. Eu amo fazer cruzeiros... já fiz mais de 50. A maioria foram travessias. É ótimo para descansar, relaxar, fazer amizades, assistir a shows, jogar, tomar sol, dançar, etc... e até fazer compras! Uma ótima maneira de se manter longe das redes sociais e do vício do celular! Eu costumo fazer pacote de internet pois tenho que trabalhar..mas só faço se tenho que trabalhar. Parabéns pelo post e ótimas viagens terrestres para você.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem