Turismo na Usina de Itaipu

Turismo na Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu


A visita à usina hidrelétrica de Itaipu é o terceiro passeio imperdível de todo turista que vai a Foz do Iguaçu. Há algumas visitas possíveis, a mais comum de todas é a visita panorâmica, mas também é possível fazer o circuito turístico completo, que inclui visita às galerias onde estão as turbinas, à sala de comando central, etc.
Passeio imperdivel em Foz do Iguaçu: usina de Itaipu
Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

A visita mais comum é a visita panorâmica, que dura aproximadamente 1 hora e meia, é feita em ônibus da própria Itaipu (para visitantes particulares) ou em ônibus de turismo, para quem for de excursão. Essa visita permite a visão panorâmica da usina, a partir do mirante central, de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro. Antes da visita, há uma palestra que fala um pouco
sobre a usina, como ela funciona, etc.
Passeio imperdivel em Foz do Iguaçu: usina de Itaipu
Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

No lado brasileiro da usina (a visita também pode ser feita do lado paraguaio), o visitante tem ainda a opção de fazer a Visita Combinada Usina-Ecomuseu, que inclui uma passagem pelo Ecomuseu após a usina, por conta própria, ou então a Visita Combinada Usina-Refúgio Bela Vista, que prevê dois quilômetros de caminhadas por uma trilha ecológica do Refúgio Bela Vista.



Mais detalhes sobre os tipos de visitas:


Circuito Turístico Especial

É a mais completa das visitas, com incursão pelo interior da usina e paradas em pontos estratégicos, como o topo da barragem, a sala de comando central, as galerias onde estão instaladas as turbinas e as catedrais de concreto armado.

Visita Turística

Permite conhecer a parte externa da usina, com uma parada no Mirante Central. Nesta modalidade, o turista assiste a um documentário sobre a usina e passa pelo mirante central, vertedouro e barragem, sem entrar na usina.

Iluminação da Barragem

A barragem de concreto que represa as águas do Rio Paraná é iluminada por 519 refletores e 112 luminários, proporcionando um verdadeiro espetáculo de luzes e sons.
A iluminação é apresentada às sextas e sábados, às 20h (21h no horário de verão).

Ecomuseu

No Ecomuseu, o visitante encontra a trajetória da usina e da região do reservatório contada através de cenários fiéis ao passado. O circuito mostra desde a ocupação do Oeste paranaense até os projetos de conservação ambiental conduzidos pela empresa.

Refúgio Biológico Bela Vista

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina.
No Refúgio Biológico, os visitantes percorrem uma trilha ecológica, passando por recintos que abrigam animais silvestres.

Você consegue reservar sua visita diretamente pelo site, e também comprar os ingressos:

Passeio imperdivel em Foz do Iguaçu: usina de Itaipu
Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu


Passeio imperdivel em Foz do Iguaçu: usina de Itaipu
Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

Passeio imperdivel em Foz do Iguaçu: usina de Itaipu
Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu

Maiores informações:
https://www.turismoitaipu.com.br/pt

Quanto custa conhecer a Usina de Itaipu

A partir de RS 42,00.
Maiores informações sobre valores e diferentes passeios: https://ingressos.turismoitaipu.com.br/

Sobre a Usina de Itaipu

Maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia, a Usina de Itaipu é uma obra que encanta os turistas pela suas dimensões e pelos seus aspectos tecnológico e ambiental. A grandiosidade da Usina contribui para que Foz do Iguaçu seja conhecida no mundo inteiro como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.

A CNN declarou a usina de Itaipu como uma das 16 obras mais importantes do mundo, neste início de século e, em 1995, a American Society Engineering (Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis) declarou a usina como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

3 comentarios

  1. Glady A25 agosto

    Muito bem detalhados seus posts sobre o que fazer em Foz do Iguaçu!
    Sou natural da cidade e goastei bastante de seus posts. Você teve a oportunidade de fazser compras no PY e conhecar a Argentina?

    ResponderExcluir
  2. Gladys25 agosto

    Ahh, eu gostaria de entrar em contato com você (s). Se possível, me mande um email em gladys.gonzalez@mobicar.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não tive tempo para visitar mas gostava muito de o ter feito. Foi uma obra que marcou o mundo no seu tempo. Ainda hoje é de extrema importância.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem