Safari na Africa do Sul

Como é fazer safari na Africa do Sul


Fazer safári na Africa é uma experiência incrível. Ver os "Big Five" (Búfalo, Leão, Elefante, Leopardo e Rinoceronte) e todos os animais que vivem na Savana, ali, ao seu alcance, passando do lado do carro é algo que você definitivamente não vive todos os dias, a menos que você seja fotógrafo da National Geographic....

Recomendo a todos. Para quem tem dúvidas sobre como e quando ir a um safári na África, aqui vai uma série de posts sobre a Africa do Sul, com muitas fotos para inspirar a viagem de vocês.

Leia também - Posts deste blog:

Agora, turismo na Africa do Sul não é só safári. Veja também 5 motivos para visitar a Rota Panorâmica, do blog Partiu Viajar

Como ir para a região de safari

Bom, eu recomendo contratar um pacote fechado com uma agência de viagens, pois normalmente você pegará um avião até alguma região do Kruger Park, e terá que se dirigir a um hotel que fica literalmente no meio da Savana. Os pacotes de safári costumam ser de duas noites, com quatro safáris inclusos. É realmente o ideal, e dá pra curtir bastante sem cansar. A organização de uma agência facilitará muito os traslados, e dará a você segurança, pois uma equipe especializada buscará você no aeroporto.

Os hotéis de safári na Africa do Sul costumam ser hotel boutique, para te dar todo o conforto e segurança de estar em um lugar que não é tão próximo de facilidades da cidade. Afinal, é isso que você quer né? Sossego e curtir a Natureza. Um dos hotéis bastante conhecidos dos brasileiros, e foi onde eu fiquei hospedada, é o Kapama lodge, que hoje tem diversas "sub categorias" pois foi expandido e tem versões mais e menos luxuosas da hospedagem, mas todas com excelente qualidade.

Como é fazer safari na Africa do Sul, hoteis de safari na Africa do Sul


Do aeroporto ao hotel

Na maioria dos casos, o trajeto do aeroporto até o hotel já é uma atração, pois, como você já está no meio da savana, você já poderá ver animais em seu habitat natural. No meu caso, chegamos até a tomar "uma corrida" de elefante no trajeto.

Os hotéis costumam ter um safári de 2 horas pela manhã, saindo quando ainda está escuro, antes do café da manhã (eles servem um cafezinho com pãezinhos para ninguém ficar com muita fome no passeio).

O segundo safári do dia é feito no final da tarde, e você terá a chance de ver animais de hábitos noturnos, pois o passeio dura até o cair da noite... Como não há nada em volta dos hotéis, além de natureza e animais selvagens, os hotéis são all-inclusive, ou seja, pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar.

Como é fazer safari na Africa do Sul, pacote de safári na Africa

A tarde costuma ser livre para você curtir a piscina do hotel, o sol da tarde, a natureza, ou simplesmente descansar e relaxar. Mas nada de sair sozinho do hotel...Os hotéis são lindos, decorados com temas rústicos, e frequentemente recebem a visita de alguns animais, inofensivos, sejamos claros, como macacos e pequenos veados, muitos pássaros, etc.

Veja os veados que "moravam" no nosso hotel...O guia nos contou que eles são os únicos animais que conseguem saltar o suficiente para pular a cerca do hotel, e lá dentro eles ficam tranquilos pois sabem que no hotel não há predadores....

Como é fazer safari na Africa do Sul

Sobre a melhor época para ir para a África do Sul


No inverno (Junho, Julho, Agosto) há menos insetos, logo se você detesta mosquito, essa é a melhor época para ir para a Africa. Nessa época, também não chove (apesar de nós termos pego um pouco de chuva na chegada, o que nos disseram que é absolutamente raro), e, acredite, faz muito frio, principalmente pela manhã e à noite, quando a temperatura pode chegar a 0ºC, e a sensação térmica é ainda menor, pois você estará em um carro aberto, em movimento. Veja uma foto "artística" abaixo...
Durante o dia, com sol, a temperatura é mais agradável, por volta dos 20ºC, por isso dá pra cair na piscina do hotel...

Como é fazer safari na Africa do Sul

No verão (Dezembro, Janeiro, Fevereiro), faz bastante calor, e há mais mosquitos, mas em compensação você poderá ver filhotes pequenos ainda, que nascem na primavera. Fofo!

Sobre mosquitos na Africa

Com relação aos mosquitos, e à malária, use repelente, e não leve repelente daqui do Brasil, você vai precisar comprar lá. Alguns hotéis oferecem como cortesia, no quarto, mas, por via das dúvidas, compre um em alguma farmácia antes de embarcar para o safári. E use roupas claras, pois roupas escuras atraem os mosquitos...Se tomar estes cuidados, você vai ter uma viagem tranquila. Leia mais detalhes em "O que levar em um safári"

7 comentarios

  1. Anônimo31 março

    Olá MIchelle,
    Tudo bem? Estou adorando os posts sobre a Africa do Sul.
    Será que vc podia me tirar algumas dúvidas? Qual empresa vc contratou para fazer o safari? E o que vem no pacote? O hotel vc tem que fechar por fora?

    Obrigada,
    Viviani

    ResponderExcluir
  2. Viviani, eu fiz o contrário. O safári é o próprio hotel que faz, porque como o hotel fica "no meio do nada", e o safári é muito cedo pela manhã, o esquema já é montado pra vocês sair direto do hotel, nos jipes 4 X 4. O hotel que eu fiquei foi o Kapama Lodge (que agora até cresceu e oferece até serviços de spa e jantares românticos na savana, para casais. Dá uma olhada nesse site: http://www.kapama.co.za/

    ResponderExcluir
  3. Anônimo01 abril

    OI Michelle, to adorando os posts!

    Estou pensando em ir a Africa mas tenho muitas duvidas se vc puder ajudar agradeço!
    1- vc contratou direto com o Kapama Lodge ou foi por alguma intermediadora..

    2 - O Kapama Lodge é aquele hotel que oferece safaris em cima de elefantes...

    obrigada luciana

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo esclarecimento, Michelle! Só mais uma dúvida: vc foi para o hotel por conta própria ou contratou algum transfer?

    ResponderExcluir
  5. Viviani, é impossível ir para o hotel por conta própria, pq o hotel fica no meio da savana, bem longe do aeroporto.
    Os hotéis já têm transfer próprio, e quando você faz a reserva, eles vão buscar você no aeroporto

    ResponderExcluir
  6. Michelle, muito legal o seu post. Eu morro de vontade de viver essa experiência, espero que não demore muito, enquanto isso eu fico sonhando com esse dia..

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, principalmente sobre os mosquitos! Adorei a séria de posts sobre safári na África do Sul.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem