Atacama: Geiseres del Tatio

Geiseres del Tatio Atacama passeio imperdivel

Atacama: passeio imperdível a Geiseres del Tatio

Quando escolhemos a nossa sequência de passeios no deserto do Atacama, nosso guia recomendou que fizéssemos os passeios que seriam em maior altitude por último (Geisers del Tatio e Salar de Tara) pois assim o risco de passar mal por causa da altitude seria menor (o famoso soroche).

E não deixamos de lado o chazinho de folhas de coca, claro! para não enjoar ou passar mal por causa da altitude. Neste passeio vamos a 4.300 metros de altitude. Para efeito de comparação, a cidade de San Pedro de Atacama fica a 2.400 metros.

Vai para o deserto do Atacama? Conheça o hotel Tierra Atacama e veja como foi minha estadia lá.
Tierra Hotel Atacama café da manhã Cha de coca pra evitar o soroche
Chá de coca antes de ir para os Geisers del Tatio
Na minha opininião, este é o passeio imperdível pra quem vai pro deserto do Atacama. É cansativo e exige que você já esteja um pouco mais acostumado com a altitude, mas vale muito a pena,  pois não conheço nenhum outro lugar na América do Sul com estas paisagens. Geisers são algo realmente impressionante, e as fotos no amanhecer ficam lindas demais. Dá pra bombar no Instagram :)

Como é o passeio aos Geisers del  Tatio

O passeio aos Geisers del  Tatio sai de San Pedro de Atacama por volta das 5 da manhã,  ainda escuro e frio. Leva mais ou.menos uma hora de van por uma estrada sinuosa até chegar na entrada do parque.

Faz frio, bastante frio, e a lua ainda nos acompanha. Como fomos no verão, estava próximo de 0C (zero grau! isso mesmo). Cuidado com esse passeio no inverno, porque as temperaturas podem ir facilmente a -10C, então precisa ir muito bem preparado(a)

Antes de seguirmos para o parque, o guia faz um pequeno briefing, explica o que são os geiseres, e os cuidados para não se queimar na água que sai fervendo da terra. Há delimitação de espaços para você nao se queimar acidentalmente. Já houve acidentes sérios por lá porque a água realmente sai fervendo.

San Pedro de Atacama Geisers del Tatio passeio imperdível
Saindo do hotel em San Pedro ainda noite com a lua ao fundo

Aos poucos vamos caminhando pelo parque e vemos as primeiras fumacinhas, enquanto amanhece. O que vemos a seguir é indescritível! A experiência toda é incrível, eu amei. O sol saindo (adoro ver amanhecer quando estou viajando!), a fumaça, a expectativa de quando via jorrar a água de cada geiser (sim. cada um é de um jeito), e ao final,  um café da manhã bem gostoso e quentinho  pra aquecer e fechar com chave de ouro o passeio.

Vou deixar as fotos falarem por si. Na minha opinião, em San Pedro de Atacama este passeio é imperdível


San Pedro de Atacama passeio imperdível
Amanhecendo  nos Geisers del Tatio

San Pedro de Atacama passeio imperdível
O que são os Geisers del Tatio

San Pedro de Atacama passeio imperdível
E vai amanhecendo nos Geisers del Tatio,  Atacama

San Pedro de Atacama passeio imperdível
Geisers del Tatio

San Pedro de Atacama passeio imperdível
Geisers del Tatio

San Pedro de Atacama passeio imperdível
Adoro esta foto! O sol saindo lá atrás nas montanhas


San Pedro de Atacama passeio imperdível
Café da manhã quentinho ao final  do passeio
Gostou? Vá para o deserto do Atacama!

12 comentarios

  1. Já faz algum tempo que namoro uma viagem ao Atacama, mas acabo indo para outro lugar, talvez este ano aconteça!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas, ainda não tive oportunidade de conhecer o atacama mas já salvei esse post no meu Pinterest para futuras consultas hahah. Valeuu

    ResponderExcluir
  3. Quero muito conhecer o Atacama, e o seu texto de deu mais vontade ainda. Adorei!

    ResponderExcluir
  4. O Atacama está no topo da minha lista! A cada post eu me apaixono mais. Adorei casa informação e detalhe. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando estive no Atacama estava chovendo e nevando muito na região e praticamente todas as atrações estavam fechadas. Chuva no deserto seria sinônimo de muito azar ou sorte? rs. Os geiseres parecem imperdíveis, não vejo a hora de voltar e explorar direito toda a área :)

    ResponderExcluir
  6. Quando estive no Atacama estava chovendo e nevando muito na região e praticamente todas as atrações estavam fechadas. Chuva no deserto seria sinônimo de muito azar ou sorte? rs. Os geiseres parecem imperdíveis, não vejo a hora de voltar e explorar direito toda a área :)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19 janeiro

    Ai como eu tenho vontade de visitar o Atacama! Adoro ler esses posts pra me deixar com mais vontade ainda :P

    ResponderExcluir
  8. Anna Luiza Santiago19 janeiro

    Esse é um dos lugares mais lindos que já conheci. Cada vez que leio um post, fico morta de saudade. O passeio dos gêisers é imperdível.

    ResponderExcluir
  9. Estive no Atacama no ano passado e foi uma viagem incrível! Infelizmente não consegui fazer esse passeio devido a neve. Quando voltar conhecerei o Geiseres.

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse passeio, apesar de ter que acordar muito cedo, vale muito a pena. Só não tive coragem de mergulhar na piscina de águas termais.

    ResponderExcluir
  11. Saudades loucas do Atacama... que visitei na que foi, muito provavelmente, a mais fantástica viagem da minha vida :) Belo post!

    ResponderExcluir
  12. Muito frio! Mas que saudades... foi um passeio incrível, ainda vou levar a baixinha - edson

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem