Como fazer mudas de plantas pegarem mais rápido

Como fazer mudas de plantas pegarem mais rápido?

Você sabia que a Vitamina B1, ou tiamina, é um excelente enraizador? Você sabe como usar?

Como fazer mudas de plantas pegarem rapido, enraizamento com vitamina B1

Muitas plantas pegam por galho (o nome correto é estaquia), mas nem sempre é fácil fazer esses galhos brotarem. Eu tenho muitas Bougainvilles na varanda (árvores também chamadas de Primavera), e gosto de dar mudas para amigos, e faço para mim mesma quando quero colocar mais uma em algum canto da varanda, por isso estou sempre fazendo novas mudas.

Também tenho pés de lavanda na varanda, e algumas outras plantas que "pegam por galho", é só escolher um galho firme, mas não muito velho, e também que não esteja florido, cortar com uma tesoura bem afiada, ou, o ideal, cortar com uma tesoura de poda como essas aqui, porque assim você não "esmigalha" o lugar por onde vão sair as raízes.

Tesouras de Poda para jardinagem.

Você pode clicar nas imagens para comprar na Amazon.

Você sabia que a Vitamina B é um excelente enraizador?

Como usar a vitamina B para enraizar as plantas?

A vitamina B1 (cloridrato de tiamina), que é a que eu consegui comprar em farmácia sem ser xarope, é a mesma vitamina utilizada na reposição de vitaminas para humanos. Para as mudas de plantas, ou para as plantas bem novinha, ela age como um hormônio enraizador que vai ajudar a crescer raízes mais rapidamente. 

A vitamina B1, mesma utilizada por humanos, possui em sua composição a substância CLORIDRATO DE TIAMINA, que para plantas serve como hormônio enraizador e acelerador do desdobramento celular.

Eu compro os comprimidos na farmácia (nome comercial é Beneum ou Benerva) e uso um comprimido esmigalhado em um copo de água (uns 300 ml mais ou menos). Eu corto ou raspo o comprimido com uma faquinha ou tesoura, e depois termino de amassar, já com água por cima pro comprimido não voar, com um amassador de limão (de metal, porque o comprimido é duro). O processo é chatinho mas dá certo.

Com que frequência eu uso essa mistura: Eu rego a planta que acabou de ser plantada com essa mistura e repito durante umas duas semanas, com intervalo de 3 a 5 dias.

Também pode ser usada para germinação de sementes, neste caso borrifar 1 vez por semana desde a semeadura até o início das mudas.

Você gosta de fazer mudinhas e propagar plantas? Indico a leitura deste post Como fazer mudas em casa por escola de botanica

Veja um vídeo postado no meu canal do Pinterest:




Você gosta de jardinagem?

Então precisa conhecer a loja da Plantei, que é onde eu compro, pela Internet, tudo o que eu preciso para ter plantas lindas e saudáveis.


Loja Plantei tudo para ter plantas lindas e saudaveis
Loja Plantei Diversas opcoes de vasos para Rosa do Deserto e Frutiferas

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem