Descobrimento do Brasil, como era a gastronomia na epoca do descobrimento

Como era a gastronomia brasileira na epoca do descobrimento

Se vocĂȘ Ă© um amante da culinĂĄria brasileira e quer conhecer mais sobre as raĂ­zes histĂłricas dos nossos pratos tĂ­picos da Ă©poca do descobrimento do Brasil, o livro "DelĂ­cias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no sĂ©culo XVI" Ă© pra vocĂȘ.

O livro apresenta uma pesquisa detalhada sobre os alimentos e pratos que foram trazidos pelos portugueses e que influenciaram a culinĂĄria brasileira no perĂ­odo do descobrimento, juntamente com os ingredientes locais que os colonizadores aprenderam a comer e a apreciar.

Livro delicias do descobrimento do Brasil receitas e ilustracoes

O padre JosĂ© de Anchieta por exemplo apreciava carne assada de macaco e bicho de taquara torrado 😟e deixou esse depoimento para a posteridade. 

E ele nĂŁo foi o Ășnico. Viajantes, padres, senhores de engenho e navegadores descreveram a fauna e a flora do Brasil do sĂ©culo XVI em detalhes. Registraram ainda ingredientes dos quatro cantos do mundo trazidos pelas rotas marĂ­timas e as adaptaçÔes que os cardĂĄpios sofreram ao se deparar com novos itens brasileirinhos.

A autora recorreu aos textos de Ă©poca para recuperar o conhecimento sobre o que se comia no Brasil no primeiro sĂ©culo apĂłs o Descobrimento. O resultado conta com deliciosos e curiosos verbetes, ilustraçÔes, receitas e curiosidades.  

Ao longo das suas pĂĄginas, vocĂȘ encontrarĂĄ receitas tradicionais originais e tambĂ©m receitas adaptadas e contemporĂąneas, alĂ©m de curiosidades sobre ingredientes e tĂ©cnicas culinĂĄrias que foram incorporadas Ă  nossa cultura gastronĂŽmica brasileira. O livro tambĂ©m traz ilustraçÔes e fotografias que ajudam a compor um retrato vĂ­vido e delicioso da histĂłria da nossa comida.

 AlĂ©m de ser uma leitura informativa e inspiradora, o livro "DelĂ­cias do Descobrimento" tambĂ©m Ă© uma oportunidade de valorizar a nossa identidade culinĂĄria e reconhecer a importĂąncia das influĂȘncias culturais na formação da nossa gastronomia. O livro fala sobre os hĂĄbitos alimentares dos Ă­ndios, colonos, escravos, senhores e aventureiros que viveram no Brasil na Ă©poca do Descobrimento, e todas as relaçÔes sociais que se desenvolviam por aqui na Ă©poca da colonização.

>>> Quero comprar agora na Amazon

Se vocĂȘ quer se aventurar na cozinha e experimentar sabores e aromas que remetem aos primĂłrdios da nossa histĂłria, nĂŁo perca a chance de adquirir o livro "DelĂ­cias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no sĂ©culo XVI". É uma obra que vai encantar a todos os paladares e enriquecer o seu conhecimento sobre a nossa rica cultura gastronĂŽmica.

O Descobrimento do Brasil foi um marco histórico para nós, brasileiros, e também para portugueses e europeus da época. A gastronomia daqui e de lå foi influenciada pela miscigenação entre índios, colonos, escravos, senhores e aventureiros que estiveram no Brasil na época. Nesse contexto, o livro "Delícias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no século XVI" é uma fonte valiosa de informaçÔes sobre a culinåria e as comidas do século XVI.

O livro apresenta um rico panorama dos håbitos alimentares da época, mostrando desde as frutas e vegetais deliciosos até os animais espetaculares que eram consumidos. A obra também traz muitas receitas tradicionais, que nos permitem experimentar o paladar do Brasil colonial

Livro delicias do descobrimento do Brasil receitas e ilustracoes

E um dos pontos interessantes além das receitas é que o livro apresenta também desenhos originais da época e trechos de livros em que zoólogos e botùnicos tentavam descrever para os conterrùneos no Velho Mundo, os maravilhosos, ferozes, exóticos e desconhecidos animais e plantas que aqui existiam como anta, peixe-boi, baleia, papagaio, macaco etc e como era o seu preparo na cozinha.

Deixamos de comer boa parte disso hoje em dia, mas Ă© bem interessante saber como era diferente na Ă©poca do descobrimento do Brasil, tendo como base cartas de jesuĂ­tas e diĂĄrios de documentação escritos pelos habitantes do Brasil e por viajantes que acompanharam expediçÔes com o objetivo de “contar” ao Velho Mundo tudo que por aqui existia.

Outros livros frequentemente comprados juntos sobre a gastronomia brasileira


0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem