Sugestão dos mais desejados da Amazon

Descobrimento do Brasil, como era a gastronomia na epoca do descobrimento

Como era a gastronomia brasileira na epoca do descobrimento

Se você é um amante da culinária brasileira e quer conhecer mais sobre as raízes históricas dos nossos pratos típicos da época do descobrimento do Brasil, o livro "Delícias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no século XVI" é pra você.

O livro apresenta uma pesquisa detalhada sobre os alimentos e pratos que foram trazidos pelos portugueses e que influenciaram a culinária brasileira no período do descobrimento, juntamente com os ingredientes locais que os colonizadores aprenderam a comer e a apreciar.

Livro delicias do descobrimento do Brasil receitas e ilustracoes

O padre José de Anchieta por exemplo apreciava carne assada de macaco e bicho de taquara torrado 😟e deixou esse depoimento para a posteridade. 

E ele não foi o único. Viajantes, padres, senhores de engenho e navegadores descreveram a fauna e a flora do Brasil do século XVI em detalhes. Registraram ainda ingredientes dos quatro cantos do mundo trazidos pelas rotas marítimas e as adaptações que os cardápios sofreram ao se deparar com novos itens brasileirinhos.

A autora recorreu aos textos de época para recuperar o conhecimento sobre o que se comia no Brasil no primeiro século após o Descobrimento. O resultado conta com deliciosos e curiosos verbetes, ilustrações, receitas e curiosidades.  

Ao longo das suas páginas, você encontrará receitas tradicionais originais e também receitas adaptadas e contemporâneas, além de curiosidades sobre ingredientes e técnicas culinárias que foram incorporadas à nossa cultura gastronômica brasileira. O livro também traz ilustrações e fotografias que ajudam a compor um retrato vívido e delicioso da história da nossa comida.

 Além de ser uma leitura informativa e inspiradora, o livro "Delícias do Descobrimento" também é uma oportunidade de valorizar a nossa identidade culinária e reconhecer a importância das influências culturais na formação da nossa gastronomia. O livro fala sobre os hábitos alimentares dos índios, colonos, escravos, senhores e aventureiros que viveram no Brasil na época do Descobrimento, e todas as relações sociais que se desenvolviam por aqui na época da colonização.

>>> Quero comprar agora na Amazon

Se você quer se aventurar na cozinha e experimentar sabores e aromas que remetem aos primórdios da nossa história, não perca a chance de adquirir o livro "Delícias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no século XVI". É uma obra que vai encantar a todos os paladares e enriquecer o seu conhecimento sobre a nossa rica cultura gastronômica.

O Descobrimento do Brasil foi um marco histórico para nós, brasileiros, e também para portugueses e europeus da época. A gastronomia daqui e de lá foi influenciada pela miscigenação entre índios, colonos, escravos, senhores e aventureiros que estiveram no Brasil na época. Nesse contexto, o livro "Delícias do Descobrimento: A gastronomia brasileira no século XVI" é uma fonte valiosa de informações sobre a culinária e as comidas do século XVI.

O livro apresenta um rico panorama dos hábitos alimentares da época, mostrando desde as frutas e vegetais deliciosos até os animais espetaculares que eram consumidos. A obra também traz muitas receitas tradicionais, que nos permitem experimentar o paladar do Brasil colonial

Livro delicias do descobrimento do Brasil receitas e ilustracoes

E um dos pontos interessantes além das receitas é que o livro apresenta também desenhos originais da época e trechos de livros em que zoólogos e botânicos tentavam descrever para os conterrâneos no Velho Mundo, os maravilhosos, ferozes, exóticos e desconhecidos animais e plantas que aqui existiam como anta, peixe-boi, baleia, papagaio, macaco etc e como era o seu preparo na cozinha.

Deixamos de comer boa parte disso hoje em dia, mas é bem interessante saber como era diferente na época do descobrimento do Brasil, tendo como base cartas de jesuítas e diários de documentação escritos pelos habitantes do Brasil e por viajantes que acompanharam expedições com o objetivo de “contar” ao Velho Mundo tudo que por aqui existia.

Outros livros frequentemente comprados juntos sobre a gastronomia brasileira


0 comments

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem