Receita da Amazonia: Pirarucu de casaca

Mais uma receita amazĂŽnica: PIRARUCU  DE CASACA


Receita da Amazonia: Pirarucu de casaca


O pirarucu Ă© um dos maiores peixes de ĂĄguas doces fluviais e lacustres do Brasil. Pode atingir trĂȘs metros e seu peso pode ir atĂ© 200 kg. É um peixe que Ă© encontrado geralmente na bacia AmazĂŽnica, mais especificamente nas ĂĄreas de vĂĄrzea, onde as ĂĄguas sĂŁo mais calmas.

Costuma viver em lagos e rios de ĂĄguas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24 a 37 °C, nĂŁo sendo encontrado em zona de fortes correntezas e ĂĄguas ricas em sedimentos.

O nome deste peixe vem de dois termos tupi: pirĂĄ, "peixe" e urucum, "vermelho", devido Ă  cor vermelha de sua cauda.




Risco de extinção do pirarucu


O pirarucu chega ao mercado em mantas, depois de passar por processo de salga ao sol. É conhecido tambĂ©m como o bacalhau da AmazĂŽnia devido ao sabor e qualidade da carne, quase sem espinhos.

Infelizmente com o aumento da pesca comercial nas Ășltimas dĂ©cadas, os estoques pesqueiros vĂȘm sofrendo uma pressĂŁo cada vez mais intensa. Isso gera impacto nas populaçÔes das principais espĂ©cies comerciais, como o pirarucu.

A espĂ©cie corre risco de extinção devido Ă  pesca predatĂłria praticada ao longo de muitos anos. A reprodução natural do peixe Ă© insuficiente para repor o nĂșmero de pirarucus pescados.

A exploração não sustentåvel fez com que o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovåveis - criasse em 2004 uma Instrução Normativa que regulamenta a pesca do pirarucu na AmazÎnia, proibindo-a em alguns meses do ano e estabelecendo tamanhos mínimos para pesca e comercialização da espécie.

Receita:


1 kg. de pirarucu
1 litro de farinha d´ ĂĄgua
1 garrafa grande de leite de cĂŽco
4 ovos
1 lata de ervilha
1 cebola Grande
Bastante cheiro Verde
5 tomates
3 pimentÔes
100 g.azeitonas
Pimenta a gĂŽsto
Pickles
1 xĂ­cara cheia de azeite
Vinagre a gosto

Assar na brasa ou fritar o pirarucu, depois desfiar.
À parte, molhe a farinha com o leite de cîco.
Fazer em uma tigela o mÎlho com o restante dos ingredientes cortados bem miudinho (tomates, pimentÔes, etc.)

Montagem:
Montar em uma travessa que possa ir ao forno entremeando tudo e por cima regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno.


Receita da Zenaide de Manaus mĂŁe da Keila.

Quer saber mais sobre minha viagem Ă  AmazĂŽnia?

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem