Turismo na floresta amazonica: canoas

Como Ă© o roteiro de uma viagem pela Amazonia

roteiro de uma viagem pela Amazonia

Esteja vocĂȘ em um hotel de selva ou em um barco navegando pelo Rio Negro, ou pelo Amazonas, ou pelo SolimĂ”es, o roteiro de um turista que visita a AmazĂŽnia vai incluir passeios de canoa para ver a vegetação e os pĂĄssaros, visitas a comunidades de caboclos ou indĂ­genas, onde vocĂȘ poderĂĄ ver de perto e entender um pouco melhor como vive a população Ă  beira dos rios, um ponto onde vocĂȘ poderĂĄ adquirir artesanato local, saĂ­da noturna para focagem de jacarĂ©s.

A escolha do roteiro do Amazon Clipper Premium foi motivada por duas principais razÔes:
Pela oportunidade de navegar mais longamente pelo rio, proporcionando diferentes paisagens ao longo do dia, e pelo prazer de acordar em um local diferente daquele que vocĂȘ viu Ă  noite. AlĂ©m de tudo, adoro ĂĄgua e barcos! E o Amazon Clipper Premium Ă© tĂŁo charmoso!
E, como jå disse antes, detesto formigas, e dentro de um barco a chance de ter formigas é bem menor do que em um hotel de selva, o que se revelou uma opção acertadíssima.

roteiro de uma viagem pela Amazonia
Anoitecer na floresta Amazonica
Embarcamos à tarde e tivemos uma pequena palestra sobre o roteiro, cuidados essenciais, o que veríamos nos próximos dias, recomendaçÔes de beber muita ågua mineral (à disposição, gratuitamente, no salão) e até escovar os dentes com ågua mineral, pois apesar de a ågua do barco ser tratada, não é recomendada para ingestão, pois ela vem direto do rio. Após a palestra, curtimos o pÎr do sol no deck, com uma deliciosa caipirinha.


roteiro de uma viagem pela Amazonia
A lua na Amazonia

O primeiro passeio foi noturno, de canoa.

Jantamos cedo (19:00) e Ă s 20:00 estĂĄvamos todos prontos para embarcar no primeiro passeio noturno nas canoas. A maioria estava um pouco apreensiva, pois nĂŁo sabia exatamente o que iria encontrar lĂĄ fora, na escuridĂŁo total. À noite, o guia vai em pĂ© na ponta da canoa, com uma lanterna na mĂŁo, e a pessoa que comanda a canoa (motorizada), o mateiro, geralmente nascido lĂĄ e muito experiente nas “coisas da floresta” vai em pĂ©, no fundo da canoa, manobrando de acordo com os animais que o guia queria nos mostrar.

roteiro de uma viagem pela Amazonia
Copas das ĂĄrvores iluminadas pelo flash da cĂąmera. Ao vivo era muito mais escuro...

A floresta Ă© muito densa, por isso nĂŁo se vĂȘ animais facilmente, mas os cheiros, os sons e a escuridĂŁo total sĂŁo muito impressionantes.
roteiro de uma viagem pela Amazonia
Olhos de animais iluminados pelo flash da cĂąmera. NĂŁo deu pra saber o que era.

Sapos sĂŁo onipresentes, nosso guia conseguiu capturar um para nos mostrar de perto. Vimos tambĂ©m vagalumes, alguns pĂĄssaros, mariposas. À noite tambĂ©m Ă© possĂ­vel ver cobras, mas nĂŁo tivemos essa sorte. O grupo que saiu na outra canoa conseguiu ver cobras. E nĂŁo precisa ter medo, os animais nĂŁo pulam em cima da canoa, e as canoas tĂȘm uma boa estabilidade, entĂŁo vocĂȘ tambĂ©m nĂŁo vai cair na ĂĄgua.
roteiro de uma viagem pela Amazonia
Um sapo que nosso guia pegou na mĂŁo.
Após ver sapos, muitos olhos iluminados de animais que estavam totalmente escondidos pela vegetação, e curtir o primeiro passeio na floresta amazÎnica, retornamos por volta das dez da noite. Foram aproximadamente duas horas de passeio noturno. Fomos dormir cedo porque no dia seguinte sairíamos bem cedo, às 5:30 da manhã, para observar os animais matutinos.

Continua...

Quer saber mais sobre minha viagem Ă  AmazĂŽnia?

Leia nos posts aĂ­ abaixo

>>> Melhor Ă©poca para viajar para a AmazĂŽnia
>>> Como Ă© fazer focagem de jacarĂ© na AmazĂŽnia
>>> Como Ă© fazer uma caminhada dentro da floresta AmazĂŽnica
>>> Cuidados bĂĄsicos antes de viajar para a AmazĂŽnia
>>> 10 receitas com tapioca para relembrar a AmazĂŽnia (e outros lugares por aĂ­)
>>> AmazĂŽnia sem medo: curta a viagem

E que tal estes livros sobre lugares lindos do Brasil e do mundo?

     

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem