Aeroporto no Rio de Janeiro: SDU ou GIG

Aeroporto no Rio de Janeiro: Santos Dumont ou GaleĂŁo?

Dicas para escolher o aeroporto correto quando viajar

Aeroporto no Rio de Janeiro: Santos Dumont ou GaleĂŁo?
Aeroporto no Rio de Janeiro: Santos Dumont ou GaleĂŁo?
O primeiro ponto para escolher um aeroporto Ă© de onde vocĂȘ vem e para onde vocĂȘ vai.

No Rio de Janeiro temos dois aeroportos, o aeroporto Santos Dumont e o aeroporto Antonio Carlos Jobim, mais conhecido como GaleĂŁo.

A sigla do Santos Dumont Ă© SDU, e a sigla do GaleĂŁo Ă© GIG, entĂŁo quando vocĂȘ vir uma dessas duas siglas quando estiver buscando passagem aĂ©rea, jĂĄ sabe para onde seu vĂŽo estĂĄ direcionado.

O Santos Dumont é o aeroporto doméstico, que recebe grande parte dos vÎos internos do Brasil, e recebe também a Ponte Aérea RJ-SP, e o Galeão é o aeroporto internacional, mas também recebe parte dos vÎos domésticos e conexÔes do Brasil para o exterior.

Localização dos aeroportos no Rio de Janeiro

O aeroporto Santos Dumont Ă© o mais prĂłximo do centro da cidade e da Zona Sul, se vocĂȘ vem para o Rio de Janeiro a trabalho, com horĂĄrio de reuniĂŁo no Centro, ou em Botafogo, por exemplo, sua escolha certamente Ă© o Santos Dumont.

Agora, se vocĂȘ veio passar fĂ©rias no Rio de Janeiro, nĂŁo tem muita pressa, ou se dirige a algum lugar na Ilha do Governador ou atĂ© mesmo para a Barra da Tijuca, sua escolha pode ser a Barra da Tijuca.

É importante citar que o GaleĂŁo nĂŁo Ă© tĂŁo distante assim dos principais pontos do Rio de Janeiro como por exemplo Guarulhos, em SĂŁo Paulo, ou Confins, em Belo Horizonte (que sĂŁo aeroportos que facilmente podem ficar a duas horas de qualquer lugar, dependendo do trĂąnsito).

Recomendo que no momento de reservar sua viagem para o Rio de Janeiro, faça uma simulação no Google Maps para saber a distĂąncia do seu hotel para os dois aeroportos, assim vocĂȘ tem uma melhor ideia da distĂąncia dos aeroportos.

Outros critérios para escolha do aeroporto no Rio de Janeiro

Algumas cidades nĂŁo tĂȘm vĂŽo direto para o Santos Dumont, entĂŁo neste caso vocĂȘ nĂŁo terĂĄ opção, pousarĂĄ no GaleĂŁo.

JĂĄ boa parte das grandes capitais do Brasil (SĂŁo Paulo, BH, Porto Alegre, Curitiba) tĂȘm vĂŽos diretos para os dois aeroportos, entĂŁo neste caso seu critĂ©rio principal de escolha do aeroporto serĂĄ o que eu citei acima, distĂąncia e tempo disponĂ­vel atĂ© seu compromisso no Rio de Janeiro, mas haverĂĄ diferenças de valor e de horĂĄrios, entĂŁo neste caso recomendo, quando vocĂȘ for procurar a melhor opção de vĂŽo para o Rio de Janeiro, que vocĂȘ selecione a opção RJ - todos os aeroportos (o exemplo abaixo mostra um exemplo do site da Gol).

Assim vocĂȘ poderĂĄ ver as opçÔes disponĂ­veis e escolher tambĂ©m de acordo com o preço, que afinal Ă© um critĂ©rio muiiiitoooo importante tambĂ©m nĂ©?

Quer saber como andar no Rio? O blog Let´s Fly away tem vĂĄrias dicas de meio de transporte no Rio

5 comentarios

  1. O SDS tem a grande vantagem de ter uma vista incrĂ­vel para o RJ! Sempre pego a poltrona da janela Ă  direita e curto o passeio!

    ResponderExcluir
  2. Acho que 95% das vezes que fui para o Rio de aviĂŁo fui para o GaleĂŁo. Eu particularmente acho mais comodo e mais barato haha, vindo de SĂŁo Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Que Ăłtimo seu artigo! Meu aeroporto no Rio de Janeiro Ă© o Santos Dumont, sem dĂșvida, porque sempre fico no centro da cidade ou na zona Sul.

    ResponderExcluir
  4. Como estou noutro paĂ­s, nĂŁo tenho muita opção de escolha, mas talvez o seu post venha a ser Ăștil se um dia viajar no interior do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Jå desci nos dois aeroportos, mas por questÔes de preço quase sempre opto pelo Galeão... mas com certeza o Santos Dumont tem uma vista espetacular da cidade maravilhosa!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem