Não jogue fora sua viagem

Checklist de documentos para viajar


Gente, inspirada pela reportagem do Jornal Nacional de hoje, que diz que todo dia, só no Galeão, tem gente que é impedido de embarcar para a tão sonhada viagem de férias (ou a trabalho, ou qualquer outro motivo) para o exterior, passo aqui para lembrar, ou informar quem ainda não sabe:

Cheque todas as formalidades e documentos necessários para viajar. Abaixo vai uma listinha pra ajudar:

- Passaporte: precisa ter pelo menos três meses de validade após a data de retorno da viagem, para a maioria dos países da Europa (Zona Schengen). Ou seja, se o seu retorno é no dia 3 de maio, seu passaporte precisa estar válido pelo menos até 3 de agosto. Alguns paises pedem seis meses, na dúvida, mantenha sempre seu passaporte com pelo menos 6 meses de validade! Especialemte agora que o passaporte brasileira tem validade de 10 anos para maiores de 18 anos

- Vistos: alguns países não exigem visto de entrada para brasileiros, outros exigem. Alguns países têm um processo um pouco mais complexo para você tirar o visto (EUA, por exemplo, apesar de que melhorou muito), outros têm um processo bem simples (Dubai, por exemplo), outros não exigem visto algum (França, por exemplo). Na dúvida, procure sempre na página do consulado/ embaixada para onde você vai, informe-se na agência de viagens, etc. E atenção, como essas regras podem mudar sem aviso, sempre cheque as informações atualizadas, mesmo que você já tenha ido ao país sem visto.

- Vacinas: cheque também no site da embaixada do país para onde você vai se há exigência de vacina. Para a Europa e EUA, normalmente não há exigências, mas para a Àfrica do Sul, por exemplo, é obrigatória a apresentação de certificado internacional de vacina contra febre amarela. E prepare-se, a vacina só passa a ser válida 10 dias depois de aplicada, então você precisa tomá-la 10 dias antes da sua viagem, pelo menos.

- Seguros viagem: Na Europa e em muitos outros países, é exigido que você tenha o comprovante de contrataçao de um seguro saude com valor de  30.000 de cobertura mínima, pelo menos. Não saia do Brasil sem ele, até porque é uma segurança para você de que terá assistência caso algum imprevisto aconteça. Muitos cartões de crédito oferecem o benefício de seguro caso você compre a passagem aérea ou de navio com ele, então informe-se antes. É sempre uma boa economia.

Comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada no país: Na maioria dos lugares você precisa comprovar que tem pelo menos um valor mínimo de dinheiro para permanecer no país durante o período da sua estadia. Na Europa, hoje em dia, esse valor gira em torno de  50/ dia. Esse valor não precisa ser em dinheiro vivo, pode ser também limite de cartão de crédito, cartão pré-pago, etc. Lembre-se de levar os comprovantes de limites todos impressos em uma pastinha, caso tenha que apresentá-los.

- Comprovante de hospedagem, para garantir que você não será um imigrante ilegal. Pode ser uma reserva de hotel impressa, ou uma carta de intenção de quem vai hospedá-lo, caso seja esse o caso.

Ufa, cansou de ler tudo isso? Pois é...é importantíssimo você ter toda a documentação para viajar à mão, é possível que nunca peçam nenhum comprovante e ao chegar na imigração você receba um simples "seja bem vindo ao nosso país", mas diz aí, você vai querer correr o risco de perder sua viagem por não estar com a documentação em ordem?

Gostou desse post? compartilhe clicando nos links do Facebook e do twitter aí embaixo


Hoteis em Paris: Ache o seu
Procurando hospedagem em Paris?
Reserve pelo Booking.com, excelente sistema de reservas de hotel, confiável e com muitas opções para você.

Além disso, o blog ainda ganha uma comissãozinha se você reservar por aqui. Se você gosta do nosso conteúdo, é uma forma de nos agradecer ;)


Booking.com

1 comentarios

  1. post IMPORTANTÍSSIMO! Vale a pena conferir tudo antes de viajar. MUITO BOM MESMO.
    Eu, particularmente fiquei bem preocupada, com medo de faltar algo pra minha tão sonhada viagem pro México.. inclusive, eu tenho um blog sobre a mesma:
    dá uma olhadinha www.kamiladel8.blogspot.com :)

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem