Dicas de segurança na praia

Dicas de segurança nas praias e no mar

Saiba aqui os principais cuidados para ir à praia e entrar no mar com segurança.

O verão chega, as férias chegam e o número de pessoas e turistas nas praias do Brasil aumenta muito, e muitos destes turistas não conhecem bem as praias ou até mesmo estão indo à praia pela primeira vez.

Montei este post para passar algumas orientações de segurança no mar para quem vai viajar para a praia na férias, e atenção, estas dicas servem até mesmo para quem é experiente, pois saber nadar e conhecer a praia não é garantia de que o mar não vai apresentar perigos.

Estas são as recomendações do Corpo de Bombeiros do Rio Janeiro mas servem para qualquer lugar de praia, especialmente considerando que as praias do Brasil, com algumas exceções, têm mar arisco.

Praias no Rio de Janeiro


As praias mais conhecidas no Rio de Janeiro são Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca.

Todas elas têm características diferentes, e precisam ser respeitadas. o mar é diferente em cada uma delas.

Copacabana: a praia mais calminha

Copacabana é uma praia que tem menos onda, então pra quem não está muito acostumado com mar, é a ideal. O cantinho mais próximo do Forte de Copacabana tem uma faixa de areia curta e costuma reunir praticantes de SUP, e ainda tem o quartel de Bombeiros ao lado. Gosto dessa área.

O Leme, no canto oposto, também é legal e tem uma faixa de areia curta também, e fica próxima de uma trilha fácil na montanha onde você pode ver o pôr do sol. Só preste atenção se a trilha nao está muito deserta, mas no verão temos bastante segurança na praia. É claro que você não pode dar bobeira com câmera e celular na mão.

Ipanema: uma praia mais "jovem e descolada"

Ipanema é uma praia mais "jovem", mas tem um pouco mais de onda. Se você está conhecendo o Rio, vale conhecer as duas, mas precisa ter um pouco mais de cuidado em Ipanema.

Barra da Tijuca: mar aberto e muito vento

As praias da Barra da Tijuca são consideradas as melhores por grande parte dos moradores, pois costuma ser mais limpa (apesar de as três que eu cito neste post andarem próprias para banho) e é mais aberta para o mar, são mais ariscas portanto. Tem também mais vento, você vai inclusive ver praticantes de kitesurf por lá.
Para quem está hospedado na Zona Sul, é um pouco mais longe também, pra chegar você precisa pegar metrô + uber, ou ônibus, e vai levar pelo menos uns 45 minutos, enquanto na Zona Sul o deslocamento é mais fácil.

Independente das praias que você escolher visitar, quero deixar aqui algumas dicas de segurança no mar, para você curtir o verão no Rio de Janeiro com segurança, ou em qualquer lugar do mundo.
E se você quer ler um guia completo de todas as praias do Rio de Janeiro, veja no blog Te vejo pelo mundo, e venha também conhecer melhor a Praia da Joatinga no Rio de Janeiro, do blog Carioca sem fronteiras. Tem também o post Motivos para visitar Arraial do Cabo, do blog Na proa da vida.
E se você está na Bahia, recomendo o passeio na Ilha dos Frades perto de Salvador.

Como evitar acidentes no mar:

 - Procure sempre entrar na praia próximo a um local onde exista um posto de guarda-vidas;
 - Respeite as placas e/ou bandeiras de sinalização;
 - Se não tiver certeza, pergunte ao guarda-vidas qual o local mais adequado para entrar no mar;
 - Não beba (bebidas alcoólicas), pois o álcool pode atrapalhar o seu julgamento e os seus reflexos no caso de uma situação de emergência;
 - Evite entrar no mar logo após comer muito, pois a digestão o tornará mais lento e pesado, também dificultando uma reação rápida no caso de uma emergência;
 - Caso tenha ficado muito tempo no sol e esteja com a pele muito quente, entre na água devagar, molhando primeiro pés, mãos, têmporas e pescoço, adapte-se à temperatura do mar antes de mergulhar, isso pode evitar desmaios.
 - Se pretender nadar no mar, procure nadar paralelamente à areia, assim você evita correntezas (especialmente correntes de retorno) que poderiam levá-lo para longe da praia.
- Evite locais que são conhecidos como points de surfistas, primeiro porque geralmente são locais onde o mar tem mais ondas, segundo porque assim você evita de ser atingido por uma prancha.

Recomendações especiais com crianças na praia:

- Nunca desvie o olho das crianças, em um segundo elas podem cair no mar e sofrer um acidente sério, mesmo que saibam nadar.
- Coloque boias de braço.
- Fique próximo às crianças, pois caso alguma delas corra para ir para o mar sozinha, você terá tempo de evitar.
- Sempre dê a mão para as crianças ao entrar no mar.
- Evite locais com muitas ondas.
- Identifique as crianças com pulseirinha com pelo menos nome e telefone de algum responsável.
- Passe protetor solar ou use camisetas com proteção UV de manga longa.
- Evite os horários de sol mais forte (das 11 hs até as 16:00)
- Oriente as crianças a procurar um salva vidas ou ir direto para o posto salva-vidas caso se percam.

Sobre as famosas correntes de retorno - como evitar cair na "vala":

As famosas correntes de retorno são um fluxo de água que sai da arrebentação em direção ao mar aberto, e aumenta de velocidade à medida que se afasta da arrebentação. O que pode ser mais perigoso é que as correntes de retorno geralmente se localizam entre ondas, e neste local (sem ondas) parece uma parte tranquila do mar, enganando o banhista que se sente tentado a entrar no mar por esta área.

Caso você caia em uma "vala" no mar ou seja pego por uma corrente de retorno, faça três coisas que podem salvar sua vida:

- Não entre em pânico. Pânico nunca ajuda em emergências. Para e olhe em volta. Tente sinalizar para algum guarda-vidas.
- Nade paralelamente à praia. Correntes de retorno geralmente não são largas, então você pode conseguir sair dela rapidamente.
- Se estiver muito cansado, bóie e conserve sua energia. apenas sinalize, nunca grite, pois isso vai gastar sua energia e no mar, ninguém vai ouvir.

Veja as imagens que ilustram o que eu digo:

Dicas de segurança no mar: como evitar corrente de retorno

Dicas de segurança no mar: como evitar corrente de retorno
Fonte: Hypescience (https://hypescience.com/correntes-retorno/)

Este post faz parte de uma blogagem coletiva sobre como aproveitar o verão no Rio de Janeiro. Visite também os outros blogs que fazem parte desta ação:


16 comentarios

  1. Achei bem interessante esse post, ainda mais agora em época de férias de verão. O maior conselho mesmo é respeitar seus limites no mar, independente dos demais.

    ResponderExcluir
  2. Qee legal suas dicas, realmente são muito importantes, sobretudo para quem viaja com crianças. Abs

    ResponderExcluir
  3. Que post perfeito para o verão!! Perfeito não só para os pais como para os adultos Aventureiros! Temos que ter muito respeito com o mar!!

    ResponderExcluir
  4. Muito util este artigo.Quem não gosta de ir até à praia dar uns mergulhos ou simplesmente caminhar pela costa? Eu adoro a praia e o mar, mas tenho-lhes bastante respeito e tento sempre seguir as regras basicas de segurança que me permite desfrutar dos locais sem me meter em problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo06 janeiro

    Importante isso, ainda mais nessa época do ano. Muita gente só pensa na alegria de estar na praia e esquece de algumas coisas básicas de segurança. Arrasou!

    ResponderExcluir
  6. Praia é uma delícia, mas é mesmo bom tomar cuidado. Boa orientações para não esquecermos de ficarmos atentos. Eu já fui pega em uma corrente e já estava quase em pânico, cansando, até que por uma inspiração qualquer nadei paralelamente à praia em direção às pedras e bem, estou aqui... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a ideia desse post. Realmente com o verão chegando, o número de acidentes e descuidos dobra e é improtante tomar os cuidados mencionados. Eu mesma já quase fui levada pela correnteza algumas vezes e foi desesperador... muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Todo cuidado é pouco. Quase fui embora duas vezes na ressaca da Praia da Sununga em Ubatuba/SP. Tem vezes que a ressaca é tão forte que as ondas da Sununga vão até a vizinha Praia do Lazaro. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. otimas dicas! por uma pulseirinha na criança ajuda bastante, pq as praias ficam muuito cheia de gentes e eh facil perder..ja vi tb grupos de pessoas q ao encontrar uma criança começam a caminhar com ela batendo palmas ate os pais aparecerem

    ResponderExcluir
  10. Excelente post!!! Muito útil essas dicas de cuidado. A sinalização de crianças é algo que muita gente esquece, mas isso pode realmente evitar muitos problema. A dica para fugir da correnteza foi super didática!!

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esse post e bem informativo. Precisamos ficar atentos a tudo né, para não estragar os dias de verão na praia rs

    ResponderExcluir
  12. Dicas muito bacanas e super importantes nessa época do ano (e na vida também né?) Adoro o mar, mas confesso que tenho um medinho da força do mar aqui no Rio. Vou aproveitar as dicas para me virar melhor no mar por aqui :)

    ResponderExcluir
  13. Achei esse post incrível, em especial a parte que fala sobre as recomendações com crianças na praia. Todo mundo que vem ao Rio e que vai a praia, deveria ler.

    ResponderExcluir
  14. Adriele15 junho

    Que post perfeito, amei muito cada uma das dicas, se tomar cuidado dá para curtir muita praia e se divertir muito no verão carioca!!

    ResponderExcluir
  15. Maravilhosa essas dicas de viagens. E sobre os cuidados, nunca é demais né, praia é pra se divertir, mas infelizmente todos os anos vemos notícias de acidentes. A gente sempre acha um lugar legal para ir no Rio de Janeiro, onde eu nunca me canso de ir é em Cabo Frio. Lugar bom a gente sempre quer voltar. :)

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas, muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem