Tudo sobre batismo de mergulho

Tudo sobre batismo de mergulho

Tudo sobre batismo de mergulho
Tudo que você queria saber sobre batismo de mergulho
Você vai viajar para um desses paraísos de mergulho no Caribe ou no Nordeste, especialmente Fernando de Noronha,  e não quer perder uma das atrações principais do.lugar, que é o mergulho?
Se você nunca fez curso de mergulho, a opção é fazer um batismo de mergulho, mas você está cheio de dúvidas?

Respondo aqui tudo o que você precisa saber sobre um primeiro batismo de mergulho
  • o que é um batismo de mergulho?  Como funciona?
Antes do mergulho, você vai responder a um questionário de saúde para saber se você não tem nenhuma condição restritiva ao mergulho.
Depois de liberado, alguém na operadora vai explicar onde você deve ir para se preparar para o batismo (barco, praia).


Você receberá um colete flutuador, um cilindro de ar comprimido (que é o ar que você vai respirar no fundo do mar), um regulador principal e um reserva, por onde você vai respirar.

Você deve alugar também uma roupa de neoprene, caso você não tenha. Essa roupa serve para proteção térmica e também para evitar qualquer arranhão caso encoste em algo que não deve (uma pedra ou ouriço, por exemplo).
Tudo sobre batismo de mergulho
Dicas para um primeiro Batismo de Mergulho

Chegando no local, antes de descer para o mar, você receberá orientações básicas e experimentará o equipamento  (roupa, nadadeira, máscara). Se você já tiver porque já comprou pra fazer snorkel, leve o seu equipamento.

As orientações básicas serão:
  • Como respirar com o regulador, pausadamente, pela boca.
  • Como desalagar a máscara caso entre um pouquinho de água  (não se assuste, é facil).
  • Sinais para comunicação debaixo dagua já que você não vai poder falar.
Tudo sobre batismo de mergulho
Cilindros de mergulho
Dadas as orientações básicas,  o instrutor responsável pelo seu batismo vai ajudar você a se equipar e descer na água. Este instrutor estará sempre ao seu lado.

Antes de submergir, ele vai pedir pra você colocar  a cara na água, testar a respiração com o regulador, olhar pro fundo (com sorte, você já vai ver peixinhos) e ele vai avaliar seu conforto com os equipamentos.

Você estando confiante, estará pronta (o) pra descer, desinflando um pouco o seu colete. O instrutor descerá junto com você e o/a acompanhará durante todo o mergulho, segurando geralmente pela torneira do cilindro de ar, porque isso dará a você um pouco mais de sensação de liberdade e mobilidade.

O mais comum é descer até os 5 ou 6 metros de profundidade, e o local escolhido pela operadora de mergulho será de mar tranquilo, sem correnteza e de fácil deslocamento. E, de preferência, com muitos peixinhos e muita vida marinha pra você curtir o seu primeiro batismo de mergulho.

Cuidados e dúvidas gerais:


  • Não beba antes do mergulho. Esta é uma razão para a operadora nem deixar você embarcar, primeiro porque você precisa estar alerta, segundo porque a bebida aumenta o risco de doença descompressão (que é mínimo em um mergulho único e raso, mas não é inexistente).
  • Não coma demais antes do mergulho, pelo simples fato de que você vai vestir uma roupa apertada e vai precisar nadar pelo menos uns 20 minutos debaixo dagua.
  • Deixe ao menos 24 hs de intervalo após o mergulho para pegar um vôo. Esta é uma regra conservadora, mas segura. Algumas correntes dizem que é seguro voar após 18 hs se vc fez apenas um único mergulho, e raso, mas não custa nada ser conservador.
  • Não há risco de mergulhar após ter chegado de um vôo.  Sim, você pode chegar em um lugar à noite e já marcar o batismo de mergulho para o dia seguinte de manhã. Eu só recomendo que você esteja descansado, pra poder curtir bem o passeio e o mergulho.
  • Se você enjoa, e vai pegar um barco pra ir até o ponto de mergulho, veja com seu médico um remédio adequado, de preferência um que não dê sono
De resto, é ir tranquilo, escolher uma boa operadora (cheque as recomendações pela internet e com  amigos que possa já ter feito o batismo) e de preferência convencer um amigo a ir junto pra você ter com quem dividir a experiência e a ansiedade que pode vir.

Bom passeio e bom mergulho!

Se quiser tirar mais alguma dúvida,  envie aqui pelos comentários!
Gostou do post? Compartilhe pra divulgar!
Booking.com

15 comentários

  1. Pensei que essa regra sobre as 24h do voo fosse antes e após o mergulho. O seu post ficou super completo e muito informativo. Um dia vou experimentar, deve ser uma sensação incrível.
    Abraço desde Portugal
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom, e em Portugal tem pontos excelentes para mergulho.

      Excluir
  2. Você acredita que a muitos anos eu me programo para fazer batismo e nunca fiz? Nossa, adorei ler sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena! Hoje já sou mergulhadora experiente, por isso gosto de incentivar quem ainda não fez mas tem vontade.

      Excluir
  3. Eu nunca fiz, tenho medinho! Tenho motivo pra ter medo ou é totalmente seguro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem seguro se escolher uma operadora reconhecida, mas antes de fazer o curso eu também tinha um pouco de medo. Hoje já sou mergulhadora bastante experiente.

      Excluir
  4. Mergulhar é bom demais!!! Eu fiz meu certificado Open Water na Tailândia, depois mergulhei na Austrália e em Búzios. Meu sonho é conhecer as águas do nordeste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nordeste tem lugares incriveis. Estou escrevendo um post sobre Serrambi, pra mim um dos lugares mais lindos no Brasil para mergulho. Aviso quando estiver pronto.

      Excluir
  5. Lembro até hoje do meu primeiro mergulho, foi aqui em Bombinhas (SC). Eu tava bem empolgada mas nervosa ao mesmo tempo. Já hoje... qualquer lugar que eu vou que tenha mergulho, quero fazerrrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Bombinhas deve ser gelado...Eu amo mergulhar, é muito bom.

      Excluir
  6. Gostei demais deste post pois foi bem esclarecedor. acho que quando for a Noronha vou fazer o meu batismo de mergulho e aí volto aqui pra te contar ! Excelente post!

    ResponderExcluir
  7. Acho que nem sabendo de todas estas informações eu acho que teria coragem de mergulhar! Tenho a sensação (certeza) de que me sentiria sufocada! rsrsrs bj

    ResponderExcluir
  8. Que ótimas dicas, ainda tenho o sonho de ter o meu batismo, e essas dicas são muito legais, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas e informações valiosas! Eu tenho muita vontade de fazer mergulho, mas confesso que tenho um pouco de medo.

    ResponderExcluir
  10. Deve ser uma experiência top fazer o baptismo de mergulho, ainda por cima numas aguas tão limpidas como essas. Adorava fazer uma actividade como esta. Parabéns pelo post e pela iniciativa. Abraço.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel

Booking.com

O que você procura?

Inscreva-se por email e receba nossas atualizações

* indicates required

Powered by MailChimp