Turismo da Usina de Itaipu

A visita à usina hidrelétrica de Itaipu é o terceiro passeio imperdível de todo turista que vai a Foz do Iguaçu. Há algumas visitas possíveis, a mais comum de todas é a visita panorâmica, mas também é possível fazer o circuito turístico completo, que inclui visita às galerias onde estão as turbinas, à sala de comando central, etc.


A visita mais comum é a visita panorâmica, que dura aproximadamente 1 hora e meia, é feita em ônibus da própria Itaipu (para visitantes particulares) ou em ônibus de turismo, para quem for de excursão. Essa visita permite a visão panorâmica da usina, a partir do mirante central, de onde se observa em destaque a barragem e o vertedouro. Antes da visita, há uma palestra que fala um pouco
sobre a usina, como ela funciona, etc.

No lado brasileiro (a visita também pode ser feita do lado paraguaio), o visitante tem ainda a opção de fazer a Visita Combinada Usina-Ecomuseu, que inclui uma passagem pelo Ecomuseu após a usina, por conta própria, ou então a Visita Combinada Usina-Refúgio Bela Vista, que prevê dois quilômetros de caminhadas por uma trilha ecológica do Refúgio Bela Vista.

Mais detalhes sobre os tipos de visitas:

Circuito Turístico Especial
É a mais completa das visitas, com incursão pelo interior da usina e paradas em pontos estratégicos, como o topo da barragem, a sala de comando central, as galerias onde estão instaladas as turbinas e as catedrais de concreto armado.

Visita Turística
Permite conhecer a parte externa da usina, com uma parada no Mirante Central. Nesta modalidade, o turista assiste a um documentário sobre a usina e passa pelo mirante central, vertedouro e barragem, sem entrar na usina.

Iluminação da Barragem
A barragem de concreto que represa as águas do Rio Paraná é iluminada por 519 refletores e 112 luminários, proporcionando um verdadeiro espetáculo de luzes e sons.
A iluminação é apresentada às sextas e sábados, às 20h (21h no horário de verão).
Ecomuseu
No Ecomuseu, o visitante encontra a trajetória da usina e da região do reservatório contada através de cenários fiéis ao passado. O circuito mostra desde a ocupação do Oeste paranaense até os projetos de conservação ambiental conduzidos pela empresa.
Refúgio Biológico Bela Vista
O Refúgio Biológico Bela Vista é uma unidade de proteção criada para receber milhares de plantas e animais desalojados pelo reservatório da usina.
No Refúgio Biológico, os visitantes percorrem uma trilha ecológica, passando por recintos que abrigam animais silvestres.

Você consegue reservar sua visita diretamente pelo site, e também comprar os ingressos: http://www.turismoitaipu.com.br/indexflash.php






Maiores informações:
Brasil 0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398 / reservas@turismoitaipu.com.br
Paraguai (061) 599-8040 / fax (061) 599-8045 / arevalos@itaipu.gov.py
http://www.turismoitaipu.com.br/indexflash.php
 Valores:

Sobre a Usina de Itaipu
Maior usina hidrelétrica do mundo em produção de energia, a Usina de Itaipu é uma obra que encanta os turistas pela suas dimensões e pelos seus aspectos tecnológico e ambiental. A grandiosidade da Usina contribui para que Foz do Iguaçu seja conhecida no mundo inteiro como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil.
A CNN declarou a usina de Itaipu como uma das 16 obras mais importantes no mundo, neste início de século e, em 1995, a American Society Engineering (Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis) declarou a usina como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

2 comentários

  1. Muito bem detalhados seus posts sobre o que fazer em Foz do Iguaçu!
    Sou natural da cidade e goastei bastante de seus posts. Você teve a oportunidade de fazser compras no PY e conhecar a Argentina?

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu gostaria de entrar em contato com você (s). Se possível, me mande um email em gladys.gonzalez@mobicar.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem

Reserve seu hotel

Booking.com