Festa da cerejeira em flor em Campos do Jordão

Eu interrompo aqui minha série sobre o essencial de Foz do Iguaçu para dar uma dica muito legal, de um festival que começou ontem em Campos do Jordão.

Se você ainda não conhece essa charmosa cidade do Estado de São Paulo, está aí uma oportunidade excelente para uma viagem de fim de semana!

Campos do Jordão entrou no clima oriental desde ontem, 30 de julho de 2011, para celebrar a 43ª Festa da Cerejeira em Flor, que se estende entre os dias 31/07, 06, 07, 13 e 14 de agosto, no Parque da Cerejeira. O Parque com bosque repleto de cerejeiras vai receber shows de música e dança, barracas onde o público poderá saborear a culinária japonesa como o sushi, sashimi, bento, tempurá, yakissoba, além de doces e artesanatos e lembranças da região, oficinas de origami, etc...




Sobre a festa: a tradicional festa de Campos do Jordão relembra o “hanami”, as festividades do Japão para a florada das cerejeiras que marcam o ciclo de “renovação” de seu povo, já que é nessa época que ocorre os casamentos, a volta às aulas e a busca do primeiro emprego pelos jovens nipônicos.

Em Campos do Jordão a Festa da Cerejeira, além de reforçar a cultura japonesa, arrecada fundos para a Casa de Repouso Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de cuidados médicos específicos e prolongados.

Histórico da cerejeira em Campos do Jordão:
As primeiras mudas de cerejeira chegaram à cidade em 1936, com a criação do Sanatório Dojinkai, mas foi em 1937, que colonos japoneses moradores do Lajeado começaram a cultivar três tipos de cerejeira, que se adaptaram ao solo da Mantiqueira. Em 1967, o Palácio Boa Vista ganhou um jardim com 500 mudas de cerejeiras do tipo Some Yoshino, vindas diretas do Japão, e com as proximidades de sua florada, japoneses e descendentes de várias regiões do estado vinham a Campos do Jordão para conferir o espetáculo da natureza. Com o crescente número de visitantes, criou-se a Festa da Cerejeira em Flor em Campos do Jordão.

A 43ª Festa da Cerejeira em Flor acontece das 10h às 16h 30, com entrada franca, sendo uma realização da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Clube Cultural e Recreativo Cerejeira, com apoio da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão e da Secretaria Municipal de Turismo.

O Clube Cerejeira fica na Rua Tassaburo Yamagushi, 2173 – Vila Albertina. Maiores informações: (12) 3662-2911.
Confira a programação no site oficial do evento:
http://www.festadacerejeira.com.br/campos-do-jordao-sp

Crédito das imagens: Site oficial da festa


>>> Gostou da festa da cerejeira? Essa festa também acontece em outros lugares do Brasil e do mundo. Veja meu post sobre o festival Cherry Blossom em Washington

*** ***

0 comentários

Booking.com

Reserve seu hotel

Booking.com