Antes de Viajar para Amazonia - cuidados basicos

Planejamento de viagem: Viajar para a Amazonia

Antes de Viajar para Amazonia - cuidados basicos
Viajar para a Amazonia requer alguns cuidados bĂĄsicos de saĂșde para vocĂȘ poder aproveitar todos os passeios sem stress.

Vacina para ir para a AmazĂŽnia:

A vacina contra a febre amarela Ă© altamente recomendada, em qualquer Ă©poca do ano, se vocĂȘ vai Ă  AmazĂŽnia. Como vocĂȘ estarĂĄ fazendo uma viagem domĂ©stica (dentro do paĂ­s), ninguĂ©m vai pedir seu cartĂŁo de vacinação para checar se vocĂȘ tomou a vacina 10 dias antes da viagem, mas Ă© importante saber que a febre amarela Ă© uma doença grave, e se vocĂȘ pode evitĂĄ-la com uma simples vacina, nĂŁo deixe de fazĂȘ-lo.

A vacina contra a febre amarela atualmente Ă© dose Ășnica para a vida toda, entĂŁo se vocĂȘ jĂĄ tomou uma vez e tem o seu certificado de vĂĄlido para toda a vida, vocĂȘ nĂŁo precisa mais se preocupar.

Agora se vocĂȘ tomou hĂĄ muito tempo, antes de a vacina ser "para sempre", precisa verificar se deve tomar de novo ou se apenas Ă© necessĂĄrio trocar o certificado.

Veja aqui alguns sites oficiais onde vocĂȘ poderĂĄ ter mais  informaçÔes sobre contraindicaçÔes e procurar postos de vacinação na sua cidade.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/perguntas.php
http://www.anvisa.gov.br/paf/viajantes/sites_secretarias.pdf

Em inglĂȘs:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/febreamarela/ingles.php

Amazonia: chegando a casa de caboclos
Chegando na visita Ă  casa de caboclos

Prevençao contra a malåria:

Para evitå-la, proteja-se bem dos mosquitos, usando repelente e roupas adequadas. Muitos americanos tomam um remédio, mas os médicos brasileiros não o recomendam, pois esse remédio tem muitos efeitos colaterais e contraindicaçÔes. Melhor mesmo é evitar picadas de mosquitos.

Outros cuidados com relação Ă  saĂșde para viajar para a Amazonia

Se vocĂȘ toma remĂ©dios de uso diĂĄrio, lembre-se de levar a quantidade certa, pois vocĂȘ estarĂĄ a muitos quilĂŽmetros de qualquer farmĂĄcia, e nĂŁo poderĂĄ "dar uma passadinha na farmĂĄcia" para comprar o que esqueceu.

Leve tambĂ©m antialĂ©rgico, pomada para mordidas - eu levei, por via das dĂșvidas, mas nem precisei usar :) -, protetor solar, repelente (1 frasco grande Ă© o suficiente para dois adultos ficando 5 dias na AmazĂŽnia, usando 2 ou 3 vezes ao dia no corpo todo). NĂŁo leve nada que vocĂȘ nĂŁo esteja acostumado a usar, pois se tiver alguma reação indesejada, serĂĄ mais difĂ­cil de socorrĂȘ-lo.
Imagem de coral amazonico
"Coral" AmazĂŽnico

Como se vestir na AmazĂŽnia:

Durante os momentos no barco, ou mesmo nos passeios de canoa e nas comunidades ribeirinhas, foi possĂ­vel usar roupas leves, como bermudas e camisetas, chinelo ou tĂȘnis. Sempre com a recomendação de usar muito protetor solar e repelente de insetos, que usamos mesmo quando navegamos pelo Rio Negro, pois o repelente tambĂ©m evita que formigas cheguem muito perto.

BiquĂ­ni ou sunga, para mergulhar no Rio Negro (sim, Ă© possĂ­vel, vocĂȘ nĂŁo vai ser atacado instantaneamente por jacarĂ©s e piranhas) e nas piscinas do hotel de selva ou do barco onde vocĂȘ estarĂĄ hospedado(a). Claro que os guias avisam quando e em que locais Ă© possĂ­vel mergulhar.

Se vocĂȘ vai fazer caminhada na floresta amazĂŽnica, os cuidados precisam ser redobrados (leia maiores detalhes e veja fotos no post sobre a caminhada na selva). TĂȘnis, meia, calça comprida, para cobrir os tornozelos, camiseta (nĂŁo precisa ser camiseta de manga comprida, porque lĂĄ faz muito calor) sĂŁo fundamentais para proteger das formigas e aranhas que possam cruzar seu caminho. E use bastante repelente, na roupa toda, no tĂȘnis, no pescoço. Evite roupas escuras, pois elas absorvem mais o calor, atraindo assim mais insetos.

Dica: Se vocĂȘ usa repelente em spray, use este pequeno truque para evitar respirĂĄ-lo quando for passar no pescoço e no cabelo: vaporize uma boa quantidade nas mĂŁos, e esfregue-as no pescoço, no rosto e no cabelo.
Planejamento de viagem para a Amazonia
Árvore de mungubas, espécie de semente que parece com um algodão, altamente inflamåvel.

Quer saber mais sobre minha viagem Ă  AmazĂŽnia?

Leia nos posts aĂ­ abaixo

>>> Melhor Ă©poca para viajar para a AmazĂŽnia
>>> Como Ă© fazer focagem de jacarĂ© na AmazĂŽnia
>>> Como Ă© fazer uma caminhada dentro da floresta AmazĂŽnica
>>> Cuidados bĂĄsicos antes de viajar para a AmazĂŽnia
>>> 10 receitas com tapioca para relembrar a AmazĂŽnia (e outros lugares por aĂ­)
>>> AmazĂŽnia sem medo: curta a viagem

Saiba também como programar uma viagem para Manaus, dica do blog Lets Fly Away

E que tal estes livros sobre lugares lindos do Brasil e do mundo?

     

5 comentarios

  1. AnĂŽnimo16 outubro

    To querendo muito viajar para a AmazÎnia, mas confesso que estou com um pouco de medo, devido aos bichos (insetos,aranhas etc) e as doenças!
    Esses "cuidados bĂĄsicos" sĂŁo suficiente pra eu fazer essa viagem tranquila?
    -Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Sim, se vocĂȘ nĂŁo for acampar na floresta, e se perder por lĂĄ, ficando em um hotel de selva ou em um barco Ă© tudo bastante seguro.

    ResponderExcluir
  3. Liany A Garves18 outubro

    Excelente esse seu post. Realmente uma viagem Ă  AmazĂŽnia exige alguns cuidados bĂĄsicos e achei muito importante vocĂȘs mencionarem todos aqui. Fui pra lĂĄ hĂĄ dois anos e percebi como realmente Ă© importante pensar em alguns detalhes antes da viagem.

    ResponderExcluir
  4. AnĂŽnimo09 dezembro

    Dicas super importantes!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem