Mini Trekking no Perito Moreno

Mini trekking no Perito Moreno

Um dos passeios mais famosos de El Calafate

Fazer Trekking no Perito Moreno Ă© uma das atividades mais famosas de El Calafate, e realmente Ă© imperdĂ­vel se vocĂȘ busca conhecer por cima uma geleira.



Em duas versĂ”es, mini-trekking e trekking de dia inteiro (6 horas), vocĂȘ escolhe o passeio adequado de acordo com sua capacidade fĂ­sica e tempo disponĂ­vel para o passeio.

Para quem nĂŁo tem muito preparo fĂ­sico recomendo o mini-trekking, de 2 horas. DĂĄ pra fazer tranquilamente! JĂĄ o mais longo (chamado Big Ice) Ă© recomendado apenas para quem tem um preparo fĂ­sico um pouco maior, porque realmente 6 horas andando no gelo, com crampones (sapatos especiais para andar no gelo) cansa.


O Perito Moreno, declarado patrimĂŽnio mundial pela Unesco em 1981, Ă© um dos Ășnicos glaciares do mundo que nĂŁo estĂĄ diminuindo de tamanho. À medida que os blocos de gelo que vemos se desprender frequentemente da parede do glaciar caem, lĂĄ atrĂĄs, no final do glaciar, se forma mais gelo, e ele vai avançando. Apesar de o Perito Moreno existir hĂĄ uns 30 mil anos, o gelo pelo qual andamos tem apenas aproximadamente 250 anos, pois o gelo que se forma lĂĄ no inĂ­cio leva aproximadamente 250 anos para seguir todo o seu ciclo e derreter na parede frontal, que vemos quando chegamos perto dele.

Fazer trekking no Perito Moreno Ă© seguro?


O mini-trekking Ă© totalmente seguro, dois guias (super-simpĂĄticos) acompanham cada grupo de 15 pessoas aproximadamente que se forma. Como no inĂ­cio do passeio, Ă© feita uma palestra de 30 min, ao ar livre, com vista para o glaciar, para explicar os cuidados bĂĄsicos que se deve tomar no passeio e tambĂ©m a formação do glaciar, a divisĂŁo dos grupos Ă© feita por idiomas (geralmente, inglĂȘs, espanhol e francĂȘs).

Antes de iniciar a subida, colocamos "crampones" nos sapatos para facilitar o caminhar no gelo, como vocĂȘ pode ver na foto abaixo.




TambĂ©m colocamos luvas, porque o gelo Ă© muito cortante e algumas vezes vocĂȘ vai precisar colocar a mĂŁo no gelo para se apoiar. Os guias costumam ter luvas para emprestar para quem nĂŁo levou, mas procure levar as suas ou comprar um par na cidade.

Depois, é só começar a caminhada. Os guias acompanham os grupos, ajudando a definir o melhor caminho para a subida, marcando espaços com seus "machadinhos" de gelo. Só é preciso tomar cuidado para não cair nos pequenos lagos que se formam com o derretimento contínuo do gelo.

Procurando hotel em El Calafate? Reserve jĂĄ pelo Booking.com

Fotos do minitrekking no Perito Moreno


Veja mais algumas fotos do minitrekking no Perito Moreno, jĂĄ que nĂŁo hĂĄ muito o que dizer...sĂł apreciar o percurso...
Subindo...





Fendas cheias de ĂĄgua gelada, e muito gelo...





Só conseguimos chegar até aqui, veja a altura.
Depois disso, o gelo ficou muito irregular, e bem mais difícil de "vencer", então descemos de volta até o ponto de início.

No final do passeio, fizemos um brinde com uisque e gelo do glaciar!

Precisa de hospedagem em El Calafate?

Reserve seu hotel em El Calafate pelo Booking.com
Booking.com

10 comentarios

  1. Fiz esse trekking no Glaciar Perito Moreno, Ă© inesquecĂ­vel caminhar em cima da geleira, o lugar mais incrĂ­vel que jĂĄ fui.

    ResponderExcluir
  2. Deve ser muito interessante mesmo... inclusive pelas paisagens lindas que vamos nos deparando no local. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  3. Acho tĂŁo linda essas paisagens com neve, que tornam tudo tĂŁo peculiar, eu nĂŁo sou muito de trekking, mas esse com certeza eu encarava, uma experiĂȘncia Ășnica.

    ResponderExcluir
  4. JĂĄ tinha visto vĂĄrias fotos e infos do Perito Moreno, mas nĂŁo sabia que dava para fazer um trekking nele. Que demais!! Adorei a dica e as fotos. Deve ser um lugar espetacular. Bom saber que ele nĂŁo estĂĄ diminuindo e que ainda dĂĄ tempo de visitĂĄ-lo. rs.

    ResponderExcluir
  5. NĂŁo sabia que dava para fazer trekking no Perito Moreno, anda por cima das geleiras parece incrĂ­vel! Ă© um destino que estĂĄ na nossa lista de desejos jĂĄ hĂĄ tempos.

    ResponderExcluir
  6. Nossa que incrĂ­vel o Perito Moreno. Morro de vontade conhecer! Adorei saber que tem um Trekking curto para fazer! Vou organizar para fazer quando visitar o El Calafate

    ResponderExcluir
  7. Uau, essas geleiras da PatagÎnia hein? Fiquei morrendo de vontade de fazer trekking no Perito Moreno, faz séculos que não vou pra Argentina!

    ResponderExcluir
  8. Eu morro de medo do frio, mas acho esse lugar tĂŁo maravilhoso, que vale a pena encarar as temperaturas pouco agradĂĄveis. Um dia vou conhecer esse Perito Moreno.

    ResponderExcluir
  9. Esse é o tipo de atividade que a gente adora fazer, mas com certeza optaríamos pela versão mini do trekking no Perito Moreno. Acha que é tranquilo fazer com crianças?

    ResponderExcluir
  10. Adorei saber que existe um Mini Trekking no Perito Moreno. NĂŁo curto caminhadas longas entĂŁo esse me parece perfeito e as paisagens, qual!

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem