Patagonia argentina - El Calafate

Patagonia argentina - El Calafate
El Calafate, Patagonia argentina

A cidade de El Calafate


Um dos principais pontos de partida para se conhecer a Patagônia argentina é a cidade de El Calafate (uma das formas de se chegar até El Calafate é pegar um avião em Buenos Aires).

El Calafate é uma cidade pequena, de aproximadamente 8000 habitantes, mas com uma boa infra-estrutura turística: ótimos hotéis, restaurantes, cafés, locais para compras (supermercados, equipamentos e roupas de frio, artesanato local). A cidade pode ser percorrida toda a pé, e é de lá que partem as excursões para o Perito Moreno, o único glaciar do mundo que não diminui de tamanho, segundo os guias locais, e onde se pode fazer trekking no gelo, e vários outros passeios para mini-cruzeiros pelo lago argentino, onde você verá enormes icebergs, e muitos glaciares.

O nome da cidade vem de uma frutinha vermelha que cresce em arbustos na região, bem azedinha, e que você vai poder degustar na forma de geléias, sorvetes, licores, etc.

O clima em El Calafate


O clima na cidade de El Calafate é predominantemente seco, com temperaturas variando entre 20ºC e 5ºC no verão, e caindo abaixo de zero no inverno. No verão, o sol nasce bem cedo, por volta das 5 da manhã, e se mantém no céu até 22:00, e com luminosidade até 23:00. Uma delícia! Note que a melhor época para visitar a Patagônia vai de Outubro a Março (primavera e verão), porque na temporada mais fria, o clima é bastante inóspito, especialmente perto das geleiras.

Principais passeios em El Calafate

Um roteiro básico de passeios em El Calafate inclui:

- Fazer trekking no Perito Moreno: eu fiz o Mini trekking, passeio de 2 horas no Perito Moreno mas também existe a opção do Big Ice (trekking mais longo que dura aproximadamente 6 horas)

- Admirar o Perito Moreno de frente, na passarela de madeira famosa de El Calafate

- Fazer um passeio de 4X4, veja aqui o relato do blog parceiro Ninho de Jiripoca, que fez este passeio com crianças: Passeio de 4×4 no Cerro Frias com crianças em El Calafate

- Fazer um passeio de barco no meio dos icebergs (Rios de hielo)

- Comer um tradicional cordeiro patagonico. Indico o restaurante Casimiro Biguá, que amamos.

- Leia também: tudo o que você precisa saber antes de ir a El Calafate, do blog Mapeando mundo.


>>> Leia todos os posts sobre El Calafate aqui no blog

>>> Reserve já seu hotel em El Calafate pelo Booking.com



Booking.com

0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem